Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012


 






                               MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NA GESTAÇÃO




                              



No início da gravidez, as mulheres têm sua fisiologia alterada rapidamente, e consequentemente seu metabolismo se sobrecarrega. Durante séculos a Medicina Chinesa tem sido utilizada para tratar sintomas que são resultantes da sobrecarga do metabolismo, que variam de náuseas e vômitos até diabetes gestacional, prevenção da pré-eclampsia entre outros.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) considera a existência da unidade mãe-filho, por isso, acredita-se que, tratando a mãe o filho também é tratado (Clique para saber um pouco sobre Medicina Tradicional)
Estudos indicam que a acupuntura traz benefícios para a mãe equilibrando o metabolismo e também regulando a circulação periférica. 


Algumas situações em que a MTC é recomendada durante a gestação:


  • Em casos de enjoos e vômitos, são indicados os tratamentos de acupuntura, o chá de gengibre e o uso das pulseiras de acupressão. 

  • Problemas como a infertilidade, excesso de corrimento vaginal durante a gestação, prevenção do aborto e controle da placenta prévia . 


  • Casos em que o feto encontra-se em posição invertida no ultimo mês de gestação, indica-se um procedimento simples e seguro de acupuntura e moxibustão (método que trata as doenças através da aplicação de calor usando moxa em combustão sobre pontos específicos ou determinadas regiões do corpo humano) mostrou eficácia em mais de 90% dos casos, virando o bebê para a posição correta, evitando assim à cesariana.

  • Massagens também são indicadas, veja este post sobre Massoterapia clique

Entretanto, é importante lembrar que durante a gravidez a estimulação de certos pontos e regiões do corpo é contra-indicada!




Para saber mais: http://www.medicinachinesapt.com/moxabustao.html
                             http://robertazanicotti.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário