Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como fazer a higiene do seu bebê !




















      É comum que as mães de primeira viagem se preocupem com os cuidados com o bebê na hora da higiene. Mas o que se sabe é que este procedimento acaba sendo uma rotina simples , por ter que se repetir tão frequentemente, e no final, as mães nem vão precisar pensar para resolver o assunto. Mas já que na maioria das vezes no início existem algumas dificuldades ai vão algumas dicas:

    Já ouvimos falar algumas vezes de que não precisa dar banho nos recém-nascidos até eles completaram 7 dias pois isso pode provocar  doenças e não “faz” cair o umbigo. ?????

    Pelo contrário, o banho relaxa e promove o bem-estar no bebê, além de ser higiênico. Mesmo que seu bebê não faça esforços (aliás, ele faz sim, sugar é um grande esforço para ele), um banho sempre vai bem. E como já dissemos, o umbigo precisa estar limpo para ser bem cicatrizado e livre de infecções.

    Dê banho no bebê em água a mais ou menos 36 graus, e escolha o horário mais quente do dia para que seu filho não se assuste com a mudança de temperatura. É normal que durante os primeiros banho o bebê chore, pois ele não se sente seguro ao entrar em contato com a água.

    Para limpar os olhos utilize compressas diferentes para cada olho e soro fisiológico, limpando de fora para dentro. Devem-se limpar as orelhas apenas por fora, a cera acaba por sair por si só. As unhas das mãos e dos pés devem ser cortadas não se devem cortar os cantos e deve-se utilizar uma tesoura apropriada. Deve-se escovar os dentinhos ou a gengiva com uma escova bem molinha e sem forçar.




♦ Na hora de trocar a fralda:
O principal é ter um algodão embebido em água ou se estiver fora de casa lenços umedecidos. Procure trocar a fralda sempre, principalmente quando o bebê fizer cocô ou depois de duas a três micções. Faça isso limpando profundamente as dobrinhas, retirando restos de fezes e urina com cuidado para evitar assaduras.

Para as meninas : Sempre limpe seu bebê da frente para trás ( nos  órgãos genitais) e  não reaproveite o algodão ou o que você estiver usando para a limpeza. Como o canal uretral (onde sai o xixi) e a vagina são muito próximos a facilidade de contaminação com as fezes é muito grande. Lembrando: nunca limpe sua menina fazendo vai-e-volta/sobe-e-desce com o algodão. Faça movimentos únicos: de cima para baixo e para trás. Jogue o algodão fora e  recomece do outro lado. Repita quantas vezes forem necessárias.

Para os meninos: Na hora da higiene não se esqueça de levantar o “saquinho”, bastante sujeira pode acumular-se ali. Use também o mesmo método do “de cima para baixo para trás”. Apesar de não ter os riscos da contaminação como nas meninas, é mais  higiênico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário