Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atividade Física na Gestação: Riscos e Benefícios da Prática para Gestantes


Atividade Física na Gestação:
Riscos e Benefícios da Prática para Gestantes
 

Exercício físico na gestação
     Estima-se que cerca de 25% das mulheres grávida apresentam sintomas temporários de queixas musculoesqueléticas, principalmente as mulheres sedentárias, elas apresentam um considerável declínio do condicionamento físico durante a gravidez. Esses sintomas temporários são provocados pela mudança do centro de gravidade, rotação anterior da pelve, aumento da elasticidade ligamentar e aumento da lordose lombar. Além destes fatores naturais provocados pela gestação a falta de atividade física regular está associada a uma susceptibilidade maior a desenvolvimento de doenças durante e após a gestação. (HASS, 2005)
No início do século XX começaram a ser desenvolvidos os programas de assistência pré-natal com o intuito de romper o ciclo vicioso entre o medo, tensão e dor, e neste programa foi incluído a atividade física. A atividade física na gestação é recomendada quando não qualquer anormalidade e mediante avaliação médica especializada. As contra indicações absolutas são em caso de sangramento uterino provocado por qualquer causa, a placentação baixa, o retardo de crescimento intra-uterino e os sinais de insuficiência placentária. Durante uma gestação normal, mulheres que praticavam exercícios podem continuar a praticá-lo mas, adequando-o as prescrições específicas para gestante. As recomendações de exercício físico para gestantes variaram de acordo com o contexto socio-cultural vigentes. (LEITÃO, 2000; LIMA, 2005)
Benefícios do exercício físico na gravidez
       A prática de atividade física em gestantes auxilia na manutenção da aptidão física, na diminuição da tensão no parto e na recuperação no pós-parto. Outros benefícios da atividade física na gestante é o auxílio no retorno venoso prevenindo o aparecimento de varizes nos membros inferiores e a melhora nas condições de irrigação da placenta, além de apresentar diminuição do risco de diabetes, diminuição de complicações obstétricas, menor risco de parto prematuro, menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea. Com a prática de atividade física na gestação a mulher passa a suportar melhor o aumento de peso e sofrer menos com as alterações posturais decorrentes desse período. (LEITÃO, 2000;MATSUDO, 2000). Estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercícios físicos ou esporte apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher promovendo a melhora da auto-imagem, da sensação de bem estar, diminuição da sensação de isolamento social, diminuição da ansiedade e do stress e diminuição do risco de depressão pós parto. (HASS, 2005; MATSUDO, 2000)
Riscos do exercício físico na gravidez
Segundo estudo epidemiológico realizado por Victor Matsudo et al, 2000, mulheres grávidas que trabalham com levantamento freqüente de cargas pesadas incrementa em 20-30% o risco de parto prematuro, outro dos efeitos deletérios preocupantes está relacionado com a termo-regulação. Em estudos desenvolvidos com animais a hipertermia no início da gestação pode provocar formação no neurotubo, e a prática de atividades físicas extenuante e prolongada pode comprometer o fluxo sanguíneo uterino, podendo provocar hipóxia ou asfixia fetal. As questões éticas nas pesquisas em humanos dificultam a padronização da prescrição do exercício físico em gestantes até os dias de hoje. (LEITÃO, 2000)
 
Prescrição dos exercícios físicos
Com base nas pesquisas de Fernanda R. Lima (2005) na área de exercício e gravidez, elaborou-se as seguintes recomendações:
em grávidas ativas, manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez;
evitar treinos em frequência cardíaca acima de 140 bpm. Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos.
os exercícios resistidos também devem ser moderados. Evitar as contrações isométricas máximas;
evitar exercícios na posição supina;
evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas;
desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis;
interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais;
não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.(LIMA, 2005)

Referências Bibliográficas

  • LIMA, F. R., OLIVEIRA, N.: Gravidez e Exercício. Revista Brasileira de Reumatologia. v. 45, n. 3, pag. 188-190, 2005.
  • HASS, J. S., JACKSON, R. A., FUENTES, A. E., et al: Changes in the health status of women during and after pregnancy. Gen Intern Med. v. 20, pag.45-51, 2005.
  • MATSUDO, V. R., MATSUDO, S. M. M.: A Grávida. Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul. v.1, pag. 59-81, 2000.
  • LEITAO, M., BICHELS, A, et al.: Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde na mulher. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, vol.6, n.6, pag. 215-220, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário