Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Papo de adolescente


                            Papo de adolescente
Como e quando iniciar uma conversa sobre sexo com meus pais? É necessário dizer? Qual será a reação deles? Que palavras usar?


Com certeza essas são perguntas que assombram a mentalidade de muitos jovens, quando o assunto é sexo, ainda mais quando já iniciaram a vida sexual ou estão pensando na possibilidade. Quando chegamos nessa fase da vida, a adolescência, é quase impossível não tocar no assunto sexo. Mas e dentro de casa, será que esse assunto é discutido?
Essa fase é muito pessoal e delicada não só para os jovens, mas também para os pais que vão precisar de muita maturidade, ter revisto os seus conceitos e preconceitos sobre sexualidade na adolescência para poder compreender, orientar e dar ao filho o tão esperado apoio.
Na verdade, quanto menos preparados estiverem os pais para conversar abertamente com os filhos, mais dificuldade os adolescentes terão de saírem do sistema familiar e alcançar sua necessidade crescente de independência.
Dentro da condição de pais, espera-se que eles tenham a atitude de procurar o seu filho para orientá-lo, porém, eles não são pessoas perfeitas e assim como os filhos, os pais podem não se sentir, muitas vezes, a vontade para conversar com seus filhos sobre esse assunto, podem se sentir envergonhados, confusos. Ou, ainda, eles simplesmente não se deram conta de que seu filho cresceu e está entrando em outra fase da vida, onde a vida sexual ativa, muitas vezes, se faz presente.
Então, por que o iniciador desse papo tão importante, não pode ser o próprio adolescente? Sabemos que os conceitos da sociedade muda, e talvez, o contexto que estamos inseridos agora, não seja o mesmo quando seus pais eram jovens. O adolescente poderia ajudar a conduzir os próprios pais a atravessarem essa ponte do tempo.
Sabemos também que nem todo adolescente acha importante colocar seus pais dentro de sua vida pessoal, mas além de em alguns casos é necessário e saudável para a família, que os filhos possam ter abertura para conversar sobre o que quiser.
 Então, vai ai alguns motivos para você tomar iniciativa e conversar com seus pais.


Motivo 1: Gerar mais confiança na relação pai X filho. Além de seus pais se sentirem mais interessados na sua vida, eles também perceberão que você se preocupa com eles e não quer esconder nada.


Motivo 2: Seus pais com mais confiança em você podem criar mais espaço, por exemplo, deixar sair mais vezes, dar um limite maior de horário e etc.


Motivo 3: Vocês podem abrir intimidade para conversar sobre qualquer outro assunto. Além de serem seus pais, eles vão ser seus amigos.


Motivo 4: Você vai poder ter mais segurança e tranqüilidade para ter relações sexuais, não vai precisar temer de sua mãe achar uma camisinha na sua bolsa e principalmente para aqueles que não trabalham, vai ter uma explicação verdadeira para aquele dinheiro a mais que você pediu pra comprar o anticoncepcional.


Motivo 5: Viver escondendo as coisas, no início pode ser até divertido como diz aquele ditado “Proibido é mais gostoso”, mas uma hora cansa de esconder porque o medo da descoberta pode ficar maior do que o prazer de esconder.


Enfim, ter uma relação aberta com os pais pode ser muito legal, mas não se sentir a vontade para conversar sobre esse assunto tão íntimo é normal. O importante é saber que o sexo durante a adolescência é totalmente natural e até saudável. Conhecer o próprio corpo e descobrir os prazeres que ele pode proporcionar a você é maravilhoso, desde que não se esqueça de se proteger. Camisinha sempre!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário