Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012


GESTAÇÃO DEPOIS DOS 40 ANOS


Entenda porque especialistas apontam como um risco tanto para a mãe como para o bebê


As mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado e o acesso a contraceptivos aumentou, por isso, muitas acabam adiando a maternidade para quando estiverem estáveis economicamente e profissionalmente. 


Atualmente, grande parte dos casais optam por ter filhos após os 35 anos, e esse período coincide com o declínio da fertilidade da mulher, ou seja, a diminuição do potencial reprodutivo, isso é consequência do envelhecimento ovariano que ocorre gradualmente e diminuindo a qualidade do óvulo. Com uma menor quantidade de óvulos (ou ovócitos no termo correto da embriologia) em bom estado para a reprodução isso acaba refletindo em taxas de gestação menores, maior incidência de aborto e de malformações.

Em mulheres com 30 anos, estima-se que a cada relação sexual em período fértil a chance de gravidez é de aproximadamente 18%, enquanto que nas mulheres acima de 40 as chances caem para 5%. A fertilização de óvulos mais envelhecidos está associada a um maior risco de alterações genéticas, por exemplo, a Síndrome de Down. “A mulher também tem mais chances de desenvolver diabetes gestacional, hipertensão e distorcia funcional, que é quando o trabalho de parto não evolui na velocidade esperada”. (Explica Gilberto da Costa Freitas, especialista em Reprodução Humana da Clínica de Reprodução Humana, de São Paulo em entrevista para o site bebe.com.br da editora Abril.)


A Gestação :

O pré-natal: As consultas são mais constantes, e os exames, são mais específicos para esse grupo.

A carteira de vacinação: Vacinação em dia é muito importante, testes de sorologia para hepatite B e C e HIV. Importante reforçar que, essa recomendação é feita para qualquer mulher de qualquer idade que planeja ter filhos. 

Tomar Ácido Fólico: para prevenir a malformação fetal, recomenda-se tomar ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar. A suplementação com ácido fólico previne defeitos de fechamento do tubo neural, garantindo boa formação da medula espinhal e do cérebro do bebê, o uso deve se estender até a 14ª semana de gestação. 

Mulheres com doenças crônicas, como pressão alta e diabetes precisam de uma atenção e acompanhamento especial.



Para saber mais: 


Um comentário:

  1. Senti falta das considerações a respeito da gravidez depois dos 40, mas do segundo filho. Quais as considerações específicas nesse caso? Os riscos diminuem? Até onde sei, sim. Mas não fui buscar ainda em detalhes.
    Simone Cristina Gaião

    ResponderExcluir