Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Paternidade Ativa!


PATERNIDADE  ATIVA

“ Partir de alguns princípios para aprender a compreender o que é a paternidade ativa era um grande desafio para mim e para tantos outros pais , principalmente no transcorrer da gravidez de nossas companheiras.
Nós , homens , exigimos tanto das mulheres , as vezes cobramos tantas coisas e esquecemos de nos pôr no lugar delas ; começando pelas nossas mães que faz de tudo pelos filhos e muita das vezes faz o papel do pai ausente.
Geralmente nosso foco em tomada de decisões são tão mecânicos que esquecemos um pouco o sentimento e acabamos nos portando com a razão.
Passei a refletir mais sobre o meu papel quando me senti grávido juntamente com a minha companheira. Sentia necessidade de acompanha – la em todos os momentos  , uma necessidade de estar por perto , uma certa carência e atenção...
Parecia que eu estava passando por uma metamorfose... Um momento mágico... Diferente... Estava lidando com algo sensível indefeso em formação , um pedacinho de mim.
Passei a refletir e  aprender as práticas de ser pai , me colocando no lugar de minha companheira e tratar as minhas sementinhas que viessem ao mundo da melhor maneira possível , fazendo – se presente a cada instante , porque a vida é passageira e cada minuto é único.
Ser pai é algo supremo que não apenas expressamos em palavras , mas também em sentimentos , é estar presente ainda que distante e ser lembrado , é um sentimento indescritível , é ter e passar segurança , bons exemplos , ser amigo , companheiro , irmão.
É algo indefinível a sensação de ser pai , não sei expressar em palavras... Na visão de um pai os filhos parecem não possuir defeitos e sim alguns vacilo ou falhas.
Ai  ... ai ... como é delicioso ouvir de um filho a palavra papai. ”

Palavras do Sr. Marco , pai da Hadassah Sarah , 11 mêses.
A responsabilidade da paternidade é uma missão grandiosa sem dimensão , é estar atento todos dias de sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário