Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Exames Pré-Natal - 2º e 3º Trimestres



O pré-natal, assistência dada à mulher que visa apoio emocional e também prevenção por meio de realização de diversos exames, é muito importante durante a gestação. Já citamos aqui os exames feitos durante o 1º trimestre de gestação e agora, falaremos um pouco a respeito dos exames do 2º e 3º trimestres. 


  • Amniocentese e biópsia de vilocorial

O exame de amniocentese é realizado apenas em gestantes com mais de 35 anos ou em gestantes com histórico de doenças cromossômicas na família. Ele é um exame invasivo no qual avalia as disfunções nos cromossomos do feto. Para sua realização é necessário coletar o líquido amniótico de dentro do útero e examinar em laboratório. Além de diagnosticar síndromes cromossômicas, esse exame também é capaz de dizer o sexo do bebê e a maturidade dos pulmões dele.
Já a biopsia vilocorial tem como objetivo diagnosticar anormalidades cromossômicas assim como o exame de amniocentese. Nesse exame é retirado, com o auxílio de uma agulha, pequenas projeções da placenta, chamadas de vilos coriais. A placenta possui o mesmo material genético do bebê, por isso podem ser analisadas. A vantagem da biopsia vilocorial é que ela pode ser realizada mais cedo, entre a 10ª e 12ª semana de gestação, enquanto a amniocentese costuma ser realizada no 2º trimestre de gestação. 


  • Translucência nucal

Esse exame tem como objetivo a identificação de problemas genéticos. Ele é indicado para gestantes abaixo dos 35 anos e que não tenham histórico familiar de doenças cromossômicas. Um ultrassom transvaginal ou abdominal mede uma dobra específica nuca do bebê e verifica a presença do osso nasal. O exame não faz o diagnóstico, ou seja, ele não oferece certeza, apenas revela um risco grande de alguma alteração. Se o médico desconfiar de algo ele pedirá um exame de amniocentese ou uma biópsia de vilocorial para confirmar.


  • Ultrassom morfológico

Mostra o bebê em detalhes. É através dele que se vê o tamanho e o peso do bebê, se sabe a idade gestacional e verifica como está o coração, a placenta e o cordão umbilical.

  • Ecocardiografia fetal

Exame indicado para mulheres com doenças cardíacas congênitas ou com algum histórico familiar de doenças cardiovasculares. O exame é feito através de um ultrassom pélvico e procura identificar sinais de má formação cardíaca.


  • Exame de sobrecarga de glicose ou teste de O Sullivan (GPD)

Através dele se avalia a presença de diabetes gestacional. O exame consiste em, primeiramente, colher sangue da gestante em jejum. Logo após, ela ingere glicose diluída e é colhido novamente o sangue.

  • Ultrassom morfológico com Doppler

Por meio deste ultrassom é possível analisar ossos, órgãos e o fluxo de sangue no bebê, no cordão umbilical e nas artérias uterinas. Através dele se detecta certa de 90% das más-formações existentes, além de verificar o desenvolvimento fetal.

  • Ultrassom rotineiro

É através do ultrassom rotineiro que se tem informações importantes sobre o progresso da gravidez. Nele verifica-se o peso do bebê, o seu desenvolvimento, a quantidade de líquido amniótico e o funcionamento da placenta. Pode se determinar também o sexo do bebê.
As ondas de ultrassom também são utilizadas em aparelhos para ouvir os batimentos cardíacos do bebê.
No final da gestação, o exame de ultrassom é essencial para acompanhar a movimentação do bebê no útero.

IMPORTANTE


Importante ressaltar que existem outros tipos de exames, alguns deles são indicados apenas para casos específicos, outros detectam doenças congênitas, infecciosas e sanguíneas. Também existem outros tipos de exames de ultrassom, o 3D e 4D, na qual mostram volume e movimento do bebê.
Em todas as consultas de pré-natal devem ser avaliados o peso da gestante, a sua pressão arterial e a altura do útero.


PARA SABER MAIS SOBRE OS EXAMES DE PRÉ-NATAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE ACESSE: http://uspeducasaude.blogspot.com.br/2012/06/exames-pre-natal-1-trimestre.html



Bibliografia:

>> http://www.minhavida.com.br/familia/materias/1326-prenatal-conheca-os-exames-e-quando-fazelos 

>> http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/exames/amniocentese/ 

>> http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/exames/biopsa-vilo-corial/






Nenhum comentário:

Postar um comentário