Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Grupo de Gestantes: educando, fortalecendo laços e curtindo a gestação.



Nas últimas décadas a atenção à saúde da mulher tem sido alvo de programas como o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), implantado em meados dos anos 80, com o intuito de atender a mulher de forma integral, sendo um dos seus objetivos reduzirem os riscos referentes ao pré-natal e ao parto.
Também se deve lembrar que a gestação, o parto, o nascimento e o puerpério são eventos carregados de sentimentos profundos, momentos de crises construtivas, com forte potencial positivo para estimular a formação de vínculos e provocar transformações pessoais (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005). Sendo assim, faz-se importantíssima a prática da escuta. De acordo com o MINISTÉRIO DA SAÚDE (2005), uma escuta aberta, sem julgamento nem preconceitos, que permita à mulher falar de sua intimidade com segurança, fortalece a gestante no seu caminho até o parto e ajuda a construir o conhecimento sobre si mesmo, contribuindo para um parto e nascimento tranquilos e saudáveis.
Sendo assim, os grupos de gestante seriam uma boa estratégia para o cuidado com a saúde durante o pré-natal. Os momentos vivenciados no grupo objetivam conhecer, compreender e identificar a transformação da realidade. Esse processo se dá mediante a construção coletiva através do diálogo, para identificar, aprender, criar, compartilhar e refletir sobre as possibilidades e limitações referentes à saúde integral individual-coletiva das gestantes.
A gravidez leva à mudanças no papel social dos envolvidos, repercute na sexualidade do casal, e está cercada de ambivalência afetiva, ansiedade, alterações na imagem corporal e fantasias sobre o bebê e o parto. Nesse contexto, o Grupo de Gestantes tem como objetivo acolher, informar, educar, estimular a participação e a troca de conhecimentos.
Os temas abordados variam de acordo com a demanda trazida pelas gestantes, sendo abordados aspectos fisiológicos e psicodinâmicos do gestar, parir e nascer; aspectos fisiológicos e emocionais da amamentação e dos cuidados com o recém-nascido; desenvolvimento físico e emocional do bebê até os 3 meses, entre outros temas.
Durante os encontros deve ser oferecido espaço para continência emocional das participantes, que possibilite: discussão e reflexão sobre vivências/conflitos/dúvidas pessoais daquelas que queiram compartilhar com o grupo questões sobre a gestação e parentalidade. Podem participar do grupo: gestantes (independente da idade gestacional), familiares, companheiros, e qualquer outra pessoa que a gestante queira que a acompanhe.
Qualquer profissional da saúde pode conduzir o grupo, desde que esteja capacitado para acolhimento e transmissão dos conteúdos propostos.  Para que os grupos ocorram com tranqüilidade, também são necessários recursos humanos: profissionais com habilidades para trabalhar com grupos, dinâmicas de grupos, técnicas corporais; e recursos materiais: espaço confortável, de acordo com as condições locais, e material educativo (papel, pano, vídeos, músicas, etc).
Tendo profissionais capacitados e preparados, espaço e recursos, espera-se participação e adesão das gestantes e familiares aos grupos e ao pré-natal; fortalecimento do vínculo mãe-bebê-pai-família; rastreamento de fatores de risco para transtornos emocionais no puerpério.
Se você está grávida, procure um Grupo de Gestante e curta ainda mais esse momento!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário