Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vacinação Infantil



A primeira vacina foi criada em 1796 pelo médico britânico Edward Jenner e só em 1804 foi instituída uma campanha de vacnação no Brasil contra a Varíola. A campanha de vacinação em si não foi bem recebida e muito menos informada com precisão e clareza à população, o que ocasionou uma revolta popular no Rio de Janeiro.

Estabelecida uma maior informação e explicação sobre os benefícios da vacinação, ela se tornou essencial e de suma importância, especialmente às crianças, que são mais suscetíveis à doenças e, muitas vezes, por não possuírem o sistema imunológico totalmente formado, acabam adquirindo e padecendo de doenças que em adultos não são tão agressivas.

A vacina é constituída de antígenos de um determinado vírus ou bactéria que causam doenças específicas. Este antígeno é inoculado no ser humano na vacinação, estimulando o corpo a formar anticorpos para combater a doença caso haja uma exposição à mesma.

Mas, o que são antígenos? Antígeno é o próprio vírus ou bactéria, só que atenuado laboratorialmente, de maneira que o corpo é estimulado a produzir anticorpos para combater os antígenos.


Crianças e adultos devem ser vacinadas periodicamente e para isso há o Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O PNI coordena as camapnhas de vacinação com base na vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e inovações tecnológicas da área.

A pessoa imune é aquela que possui anticorpos específicos para um determinado agente, assim, uma pessoa vacinada adquire imunidade, mesmo que artificialmente, e a aquisição de uma imunidade contra alguma doença infecciosa contribui para menos casos da doença e assim uma possível erradicação da mesma.

A vacinação em crianças pode se dar tanto em gotas quanto injetável e devem ser aplicadas segundo o calendário a seguir:


A carteira de vacinação é algo muito importante, lá ficam anotadas todas as vacinas que a criança já tomou e serve de lembrete para saber quais as crianças ainda não tomou e normalmente segue o modelo a seguir:


Atualmente está em vigor a Campanha contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), que se estende até o dia 06/07, onde crianças menores de 5 anos estão sendo convocadas para a vacinação. A vacina está disponível em todos os postos de saúde, pelo SUS e os pais devem apenas levar a carteira de vacinação da criança.


Todas as crianças devem ser vacinadas para não sofrerem com doenças graves que podem inclusive atentar contra a vida delas. Toda criança tem direito à saúde e bem estar, logo, a vacinação não é um dever mas um direito!





Referências:






Nenhum comentário:

Postar um comentário