Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA




É impressionante como quando falo que sou vegetariana, as pessoas perguntam: Mas você come frango? Como peixe, né? E acaba sendo difícil explicar que vegerianos não comem nenhum tipo de carne. Às vezes dá vontade de andar com essa frase grudada na testa: VEGETARIANO: Que ou quem é partidário da alimentação exclusivamente vegetal (dicionário Aurélio). Ou seja, os vegetarianos não comem nenhum tipo de carne, mas podem ou não consumir ovos, laticínios e mel.
Agora, na hora de comer, passamos realmente por um aperto, principalmente se estamos fora de casa. Porque, vamos combinar: embora a alimentação vegetariana possa favorecer muitas coisas ao praticante, como o nível de colesterol 20% mais baixo em relação aos que emblogam carnes nas refeições, quase nunca encontramos o que comer quando precisamos!
Primeiro começa com o pedido na lanchonete:
-Você tem alguma coisa que não contenha carne?
-Tem Misto quente, que é com PRESUNTO e queijo.

E aí, o que você faz? Simplesmente diz: Ah, tá, obrigada! E saí tirando aquela fruta da bolsa ou o pacote de amendoim de ontem...
Mas o pior mesmo é quando tentam te convencer que sua alimentação está defasada e que não adianta você "defender" os animais porque, você, querendo ou não, não impedirá que o boi seja morto pra alguém se alimentar dele.  Se eu sou vegetariana, isso não quer dizer que eu seja a protetora dos animais, nem que quero convencer a todos de seguirem o meu hábito alimentar. Inclusive, os motivos podem ser vários, que não devem ser julgados também.
Todo vegetariano deve experiementar o seu espírito gourmet e deixar a criatividade "rolar solta", porque além de ser divertido, é extremamente necessário uma variação no cardápio que deve ser diversificado em todas as refeições para compensar as proteínas não ingeridas com relação à carne. Pois, você sabia que em uma refeição com um bife bovino são encontradas 20 tipos de proteínas essenciais para o ser humano, enquanto apenas com vegetais, essa variação de tipos pode chegar a 4 somente? E é por isso que "viro" a chefe da cozinha quando estou com fome e em casa. Particularmente, adoro utilizar queijo nas minhas receitas e uma das preferidas é um purê de mandioquinha com bastante queijo minas ralado. Na verdade tenho mania de adicionar queijo em tudo que vou comer, inclusive no feijão! Se você gosta de um ingrediente em especial, invista na fome e vontade de comer! Agora, se você fala: Ah, mas eu não tenho criatividade pra fazer nada... Já estou enjoada da minha comida... Dá uma olhada nessa receita fácil, fácil de fazer. Tenho certeza que vai te inspirar a cozinhar também!

RECEITA DE HAMBURGUER VEGETARIANO

Então, se você também quer conservar a sua saúde e como consequência, o seu corpo físico, evitando o cansaço e a fadiga, pela falta de nutrientes, tenha uma alimentação balanceada, mesmo só ingerindo produtos de origem vegetal. Costume acrescentar ao prato porções que sejam ricas em proteínas, como a lentilha e a soja; não esquecendo também dos valores diários de Cálcio, Ferro e Minerais. Comer frutas, legumes e verduras já é de costume, eu sei... Mas não esqueça de fazer isso com vontade, e não apenas pela obrigação de suprir as necessidades diárias de Carboidratos, Lipídeos e Proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário