Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012



Como ter uma alimentação saudável na gravidez


Uma alimentação de qualidade é o melhor caminho para que o bebê tenha uma infância e uma vida adulta saudáveis.


A nutrição não adequada do feto pode acelerar o trabalho de parto, pois um “mecanismo de sobrevivência” alerta que o crescimento do feto não está  normal. Bebês bem nutridos no útero nascem com o peso significativamente mais elevado e são mais saudáveis, sendo menos propícios a doenças e se recuperam com mais facilidade de muitos problemas.

As fases da gravidez


Em cada trimestre da gestação há um nutriente fundamental para o bebê. Nos três primeiros meses, a necessidade maior é de ácido fólico e de outras vitaminas do complexo B, dos quais 70% dos nutrientes fornecidos contribuem para o crescimento cerebral e o desenvolvimento neurológico.

No segundo trimestre, deve-se consumir uma maior quantidade de fibras para evitar a constipação da mãe e ferro. No terceiro trimestre, o cálcio e os ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega-3 devem ser mais consumidos.


Alimentos que não podem faltar no prato das grávidas
·     Leite e derivados – Ricos em cálcio, estão relacionados com a formação dos ossos e dentes do bebê. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 copos de leite por dia (1000mg).
·      Couve, espinafre e/ou brócolis – Recomenda-se a ingestão de 400mcg de ácido cálcio por dia. Encontrado também em frutas como laranja, morango e banana.
·      Carne e ovos – Fontes ricas em proteínas, fundamentais para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê. Recomenda-se ingerir cerca de 60g/dia.
·      Feijão, castanhas – Ricos em ferro, evitam anemia durante a gestação e complicações no parto. Recomenda-se a ingestão de cerca de 30 mg/dia.
·        Carboidratos – Pães, cereais, arroz, massas, batata são boas fontes.

Para a grávida vegetariana
Uma dieta vegetariana pode ser bem saudável se a gestante conhece os fundamentos da nutrição. É preciso caprichar nas proteínas para assegurar a ingestão dos aminoácidos essenciais. É importante incluir na dieta alimentos lácteos, como leite, queijos, iogurte, e ovos.


Referência Bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário