Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Camisinha: Masculina e Feminina
                         

*O que são os preservativos masculinos?
  São popularmente conhecidos como camisinhas, mas podem ser chamados de borrachas, "capa de chuva" ou com o próprio nome comercial (marcas). São feitos, normalmente, de borracha látex fina.


*Como funcionam? 
  Formam uma barreira que mant?m os espermatozoides fora da vagina, prevenindo a gravidez e  impedindo que infecções existentes no sêmen, no pênis ou na vagina sejam contraidos pelo(a) parceiro(a) - doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)


*Qual a eficácia? 
  Quando usados corretamente em cada relação sexual, occorem cerca de 2 gravidezes por 100 mulheres cujos parceiros usam preservativos no primeiro ano
  Quando usados de forma consistente e correta, o uso da camisinha previne até 95% a transmiss?o do HIV do que aconteceria se não fosse usados.


*Benefícios conhecidos à saúde
ajuda a proteger contra:
-risco de gravidez
- DSTs, e suas consequências, como: doença inflamatória pélvica recorrente e dor pélvica; câncer cervical; infertilidade (masculina e feminina)


*Riscos conhecidos à saúde
- reação alérgica aguda, mas somente em pessoas com alergia ao látex


*Por que tem gente que gosta?
- não tem efeitos colaterias hormonais
- podem ser usados sem necessidade de uma consulta a um profisssional de saúde
- geralmente, são fáceis de obter. São vendidos em  muitos lugares.


*Desmistificando...
preservativos:
- não diminuem o desejo sexual do homem e não tornam o homem impotente, estéril ou fraco - A impotência tem  muitas causas, algumas são físicas e outras são psíquicas. Os preservativos por si próprios não causam impotênca. Porém, alguns homens podem ter problemas em manter a ereção ao utilizarem presevativos. Outros poderão ter dificuldade de manter uma ereção devido ao fato do preservativo amortecer a sensação obtida na relação. Mas essa são questões que podem ser resolvidas, já que hoje no mercado, possuem opções mais finas que garantem maior sensibilidade.
- não se perdem dentro do corpo da mulher
- não tem furos pelos quais o HIV pode passar
- são usados por casais casados, não se destinam exclusivamente ao uso fora do casamanento.


*COMO USAR?




*O que são preservativos femininos?
  São feitos de filme plástico fino, transparente e macio, com um anel em uma extremidade fechada, que ajuda na colocação do preservativo, e outro anel na extremidade aberta, que mantém parte do presevativo fora da vagina. Não tem um nome ppopular, mas apresentam diferentes nomes comerciais.


*Como funcionam?
 
Formam uma barreira que impede os espermatozoides de entrar na vagina, prevenindo a gravidez e evitando infecções existentes no sêmen, no pênis e na vagina sejam contraídas pelo(a) pareceiro(a) - DSTs.


*Qual a eficácia?
  Quando usado de forma correta em cada relação, ocorrem cerca de 5 gravidezes por 100 mulheres que utilizaram preservativos femininos no primeiro ano.


*Beneficíos conhecidos à saúde
protegem contra:
- risco de gravidez
- DSTs, inclusive HIV


*Riscos conhecidos à saúde
-nenhum


*Por que algumas mulheres gostam tanto?
- ELAS podem iniciar seu uso
- tem uma textura suave e úmida que produz uma sensação mais natural que a dos preservativos masculinos de látex durante o sexo
- o anel externo proporciona estimulação sexual adicional em algumas mulheres, massageando o clitóris


*Por que alguns homens gostam tanto?
- podem ser colocados antes, de modo a não interromper o ato sexual
- não são apertados como os preservativos masculinos
- não precisam ser retirados imediatamente após a ejaculação


*Dúvidas
 
                O preservativo feminino não é grande demais para ser confortável?
Não, os preservativos femininos têm o mesmo comprimento dos masculinos, só que mais largos. São muitos flexíveis e adequados ao formato da vagina. O s preservativos femininos foram cuidadosamente projetados e testados para atender a qualquer mulher, independente do tamanho da sua vagina, e a a qualquer homem, independente do tamanho de seu pênis.


              Por que são mais caro que os preservativos masculinos?
Adquiridos no atacado, os preservativos femininos custaram cerca de R$1,32 cada um, enquanto os preservativos masculinos custam cerca de R$0,06 cada.  O motivo disso é que o material de poliuretano custa mais que o látex e também porque a produção de preservativos femininos é muito menor. Mas eles são disponibilizados totalmentes grátis em postos de saúde, tanto o feminino quanto o masculino.


* COMO USAR?
  



(Fonte: Manual de Planejamento Familiar do Ministério da Saúde - 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário