Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

Coisas de mulher - Ciclo menstrual e a famosa "tabelinha"



Todos os bebês do sexo feminino nascem com até 450 mil óvulos armazenados nos ovários. Após a primeira menstruação, esses óvulos são eliminados um por vez, de mês em mês. Os óvulos são eliminados pelo ovário e logo em seguida são capturados pelas fímbrias da tuba uterina (ou trompa de Falópio), que os transportam para o útero. Se neste percurso, o óvulo expelido for fertilizado por um espermatozoide, se alojará na parede do útero e se multiplicará até formar o bebê! Se, por outro lado, o óvulo não for fertilizado, será eliminado, juntamente com o revestimento da parede do útero. E isto é o que compõem a menstruação e o que chamamos de ciclo menstrual.

O clico menstrual é controlado por hormônios: hormônio liberador de gonadotrofina (GnRh), hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), estrogênio e progesterona.
Todos eles trabalham em conjunto. Produzido por estímulo dado através do GnRh, o hormônio FSH age na maturação do óvulo, preparando-o para ser expelido. Além disso, o FSH estimula a produção de estrogênio, que por sua vez, prepara o útero para alojar o óvulo provavelmente fertilizado, deixando a parede do útero mais espessa para facilitar a adesão da célula.

Além do estrogênio, o FSH estimula a produção de LH, e é ele quem deflagra a ovulação. Neste momento, o óvulo é expelido do ovário. Uma vez liberado, é capturado pela tuba uterina e transportado ao útero.

Com a saída do óvulo, o ovário se transforma em um aglomerado de células chamado corpo lúteo, e então passa a produzir progesterona. A progesterona estimula a parede do útero que se torna ainda mais espessa e de aspecto esponjoso: é o endométrio, que se encontra pronto para receber o óvulo fertilizado. Conforme aumenta a produção de progesterona, os seios ficam mais volumosos e sensíveis, o que é relatado por muitas mulheres em seu período pré-menstrual, e o FSH para de ser produzido, pois já não é mais necessária a maturação do óvulo.

Se o óvulo não for fertilizado, ou se não conseguir se implantar no endométrio, começa a se desintegrar e o corpo lúteo diminui, diminuindo assim a concentração de progesterona e estrogênio. Então, a parede do útero começa a produzir prostraglandina, uma substância que descama o endométrio. Neste momento, o útero começa a se contrair para expulsá-lo – daí a temida cólica menstrual! A menstruação desce, o óvulo é expelido junto com as células do endométrio e um novo ciclo recomeça. 


Mas como saber a data certa para início e fim do ciclo? O método mais utilizado para saber essa resposta é o uso da tabelinha. Ela informa o período fértil da mulher, e nesses dias, a chance da mulher engravidar é muito grande! Fora desse período, a chance é muito menor, mas não nula. Se seu ciclo  for irregular, fique atenta! O cálculo pode não ser exato.


O ciclo menstrual regular apresenta 28 dias aproximadamente. O período fértil se inicia 14 dias após o 1º dia de sangramento. Por exemplo, se sua menstruação começar no dia 01 de setembro, seu período fértil inicia no dia 15 de setembro. Para aquelas que não querem engravidar, é muito mais seguro evitar relações sexuais de três a quatro dias antes e  depois do provável período fértil, ou seja, ainda seguindo nosso exemplo com período fértil iniciado no dia 15, deve-se evitar relações sexuais do dia 10 até o dia 20.






Na tabela abaixo, apresentamos as datas por cores. A cor roxa representa o primeiro dia de menstruação. A cor rosa representa o dia do período fértil. A cor laranja representa os dias que deve-se evitar relações sexuais. A cor cinza representa a data provável da próxima menstruação (para um ciclo de 28 dias). Lembrando que essas datas não são fixas, são rotativas. Cada mulher tem uma data correspondente ao seu ciclo, e cada ciclo tem uma duração diferente, que pode ser 26, 28 ou até mesmo 32 dias.







Seguindo este calendário, no dia 29 ocorrerá a próxima menstruação, portanto, o próximo ciclo menstrual ocorrerá no dia 12 do mês seguinte, e assim sucessivamente. Uma dica importante é o hábito de anotar as datas correspondentes ao seu ciclo em um calendário pequeno e de fácil acesso, para que você se sinta sempre segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário