Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Contracepção de emergência ou Pílula do Dia Seguinte




 A camisinha estourou, e agora??
                                                                                                                          
   Olá a todos!
 
Hoje, vamos falar um pouquinho sobre a contracepção de emergência, mais conhecida como pílula do dia seguinte. O post está em forma de perguntas e resposta para facilitar a vocês que tem duvidas sobre esse assunto.


O que é a contracepção de emergência? 

É um método contraceptivo seguro e eficaz que previne a gravidez após a relação sexual desprotegida ou em casos de falha no anticoncepcional utilizado. A CE tem índice de efetividade entre 75-85%, o que significa dizer que ela tem capacidade de evitar três de cada quatro gestações que ocorreriam devido a relação desprotegida.

Do que é feita e como deve ser tomada?

É uma pílula feita de compostos hormonais concentrados, e deve ser ingerida em até 5 dias (120h) depois da relação sexual, porém quanto antes tomar melhor ela funciona. Algumas cartelas contêm dois comprimidos, nesse caso podem-se tomar os dois juntos.
Outro ponto importante é sobre o uso repetitivo ou frequente da CE, que compromete sua eficácia ao longo do tempo. A CE é um método EMERGENCIAL, ou seja, para casos de falha no método escolhido ou eventual relação sexual desprotegida. Portanto a camisinha, pílula anticoncepcional comum e outros métodos anticonceptivos de uso regular na sua rotina, devem ter prioridade, pois são mais seguros e não falham.

 Tem efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais em ­­geral, são fracos, a maioria das mulheres quando tem algum sintoma são: náuseas, vomito, cansaço, dor de cabeça, dor de estomago e pode ser que a menstruação atrase ou adiante.

Como ela funciona no meu organismo?

É preciso recordar que uma relação sexual só resulta em gravidez se ela acontecer no dia  da ovulção ou nos cinco dias que a precedem. Este período de fertilidade, de seis dias, varia para cada ciclo e para cada mulher, decorrente da possibilidade de a ovulacao ocorrer tao cedo como no 10° dia do ciclo menstrual, ou tao tardiamente quanto no 23° dia. Os espermatozóides precisam esperar entre um e cinco dias no trato genital feminino ate que se produza a ovulacao.O mecanismo de acao principal da CE, varia bastante conforme o momento do ciclo menstrual em que é administrada. Assim, se utilizada na primeira fase do ciclo menstrual, a CE altera o desenvolvimento dos folículos, impedindo a ovulacao ou a retardando por vários dias. A ovulacao pode ser impedida ou retardada em quase 85% dos casos e, nessas circunstâncias, os espermatozoides não terão oportunidade de contato com o ovulo. No entanto, se a AE for administrada muito próxima do momento da rotura folicular ela terá pouca capacidade de impedir a ovulacao, o que pode explicar grande parte dos casos de falha do método. Quando administrada na segunda fase do ciclo menstrual, depois de ocorrida a ovulacao, a CE atua por outros mecanismos. Nesse caso, a AE modifica a viscosidade do muco cervical, tornando-o espesso e hostil, impedindo ou dificultando a movimentação e deslocamento dos espermatozoides desde o colo do útero ate as trompas, em direção ao ovulo. Este efeito sobre o processo de migração dos espermatozoides reduz significativamente a probabilidade de fecundação nos casos em que a CE não foi capaz de inibir a ovulacao.

A pílula é abortiva?

É importante esclarecer, que a contracepção de emergência NÃO É ABORTIVA. Como vimos na questão acima, ela age antes da fecundação, e uma vez que o óvulo já foi fecundado ela não tem mais utilidade e não consegue fazer mais nada para impedir a gravidez. Embora a CE não seja indicada para quem já está grávida, ela também não causa nenhum efeito teratogênico no feto caso a gravidez esteja em desenvolvimento, seja no inicio ou final da gestação.

 Onde posso encontra-la?

Você pode encontra-la em farmácias, unidades básicas de saúde (UBS), e serviços de atenção a vítimas de violência. Ela custa de 9 a 23 reais dependendo da marca, mas em UBSs e serviços de vítimas de violência são e devem ser distribuídas gratuitamente.

A Contracepção de Emergência é regulamentada no Brasil?

Sim. No Brasil a CE é aprovada pelos órgãos de vigilância sanitária, além de estar incluída pelo Ministério da Saúde nas normas técnicas de Planejamento Familiar (1996) e Violência Sexual (1998 e 2005), como medida de prevenção, visando minimizar os impactos da gravidez não planejada e suas consequências na Saúde Publica. A AE também faz parte das recomendações e orientações da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Do mesmo modo, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, no caderno de ética em ginecologia e obstetrícia, assegura que a AE é um direito da mulher.
 
 Fique sabendo...
 
Pessoal, é interessante destacar que por questões burocráticas e administrativas, as bulas ainda carregam informações atrasada que hoje já foram esclarecidas pela ciência. Uma delas é sobre a toma da pílula, na bula diz que deve ser ingerida em 72h, sabemos atualmente que ela pode ser tomada em até 120h. E sobre as cartelas que vêm com dois comprimidos, na bula diz que deve-se tomar um e depois de 12 horas o outro, também através de estudos descobriu-se que se ingerido os dois comprimidos simultaneamente o efeito é o mesmo.

 Fiquem atentos!


Referências Bibliográficas

- Anticoncepção de emergência : perguntas e respostas para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011. 44 p. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde) – (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – caderno ; 3). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anticoncepcao_emergencia_perguntas_respostas_2ed.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário