Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Amamentação




Amamentação no seio? Vantagens?


A amamentação no seio, além de ser mais prática, natural e nutritiva, especialmente nas primeiras semanas após o parto, é de extrema importância logo após o parto.

O leite materno contém todos os nutrientes que seu bebê precisa nas quantidades certas. Contém também todos os anticorpos e outros fatores de proteção que ajudam a combater infecções. Ele é facilmente digerido e provoca menos problemas digestivos, tais como: diarreia e constipação.

Além disso, ele é mais vantajoso para o bebê, especialmente nas primeiras semanas, porque lhe transmite imunidade. Por meio do leite materno são transmitidos anticorpos da mãe para o bebê.

Algumas mães também ficam na dúvida se, em dias mais quentes, podem ou precisam dar outro líquido, assim como a água, para o bebê. Porém, o leite materno contém água suficiente para o bebê e se estiver amamentando, não precisará dar outros líquidos ao bebê.

O aleitamento materno é essencial nos seis primeiros meses de vida do bebê e dispensa qualquer outro tipo de líquido, tais quais: água ou chá.

Durante a amamentação é necessário que se sinta relaxada, tranquila e confortável para que o bebê não sinta a sua ansiedade e com isso, o leite não flua como deveria e venha a causar incômodo ao bebê.

É de vital importância cuidar bem dos seios na gestação e durante o período de gestação. Se os seios estiverem cheios, tente extrair um pouco de leite antes de começar a amamentar ou colocar compressas frias após amamentar.

A amamentação pode reduzir o risco de câncer de mama para a mulher, acelera também o processo de retorno do útero ao tamanho normal e pode ajudá-la a perder o peso que adquiriu na gravidez.

Quanto mais seu bebê mama, maior a produção de leite – quando o bebê mama, as terminações nervosas dos mamilos e aréola são estimuladas e enviam sinais ao cérebro para que libere dois hormônios: ocitocina e prolactina. A ocitocina faz o leite fluir e a prolactina estimula o alvéolo a produzir mais leite.

O primeiro leite é conhecido como colostro e trata-se de um alimento único e valioso para o bebê, porque contém uma quantidade maior de proteínas, minerais, gorduras e vitaminas de que seu bebê precisa nos primeiros dias de vida. O colostro também é rico em anticorpos, que ajudarão a proteger o bebê de infecções e a construir um forte sistema imunológico. O colostro funciona ainda como laxante, limpando os intestinos do mecônio (as primeiras fezes verde-escuras). Vale a pena alimentar o bebê com o valioso colostro dos primeiros dias, caso não queira amamentá-lo nos seios ou não queira amamentá-lo por muito tempo.


Meu filho (a) ainda mama no seio e vou voltar a trabalhar, o que faço?


Você pode conversar com seu chefe e programar seus horários para sair para amamentar durante sua jornada de trabalho. Ou então, quinze dias antes de voltar a trabalhar, comece a retirar seu leite e armazene no congelador ou freezer para que, quando você não estiver em casa, a pessoa que está cuidando do seu bebê possa alimentá-lo com seu leite, por meio de um copinho, uma xícara ou uma colher. Nunca use mamadeira. Você pode amamentar antes de sair de casa e quando voltar, inclusive durante a noite. A utilização da mamadeira, em casos como este, pode levar ao desmame precoce.


Como cuidar dos seios durante a gestação e amamentação?


O mais indicado é apenas lavar os seios com água para preservar a hidratação natural da pele. Recomenda-se: não esfregar buchas nem toalhas nos mamilos, pois pode favorecer o aparecimento de lesões; evitar usar sabonetes ou cremes no bico do seio; após a amamentação, não lavar os mamilos, pois o resto de leite ajuda como cicatrizante natural para os seios. Além de o próprio leite poder ser usado como hidratante, pode-se também fazer compressas com casca de mamão e banana ou chá de camomila. Mas, lembre-se de não deixar a mamada passar de 40 minutos em cada seio e não deixe o bebê usar o seio como chupeta, pois o mamilo ficará molhado por muito tempo.

Banho de sol também prepara os seios para amamentar, previne rachaduras nos mamilos e ativa vitamina D no organismo. Porém, o horário apropriado para o banho de sol é antes das 10h da manhã e depois das 15h, sempre com a utilização de filtro solar e 15 minutos por dia são suficientes.

É importante também o uso de sutiã de sustentação, durante o dia e à noite desde a gravidez, para evitar flacidez, estrias e mastite, conhecida como empedramento do leite.

São interessantes também as massagens diárias nos seios para facilitar a sucção de leite pelo bebê. Mas como fazê-las? Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressa da base até o bico e repita o movimento cinco vezes com cuidado e depois disso, faça o mesmo, porém, com uma mão em cima e outra embaixo do seio.

Em caso de mamilos planos ou invertidos, há uma massagem especial para isso: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando ou diminuindo o volume do rádio.


Um comentário:

  1. Importante esse post sobre amamentação, mas temos que lembrar que não faz bem dizer o que a mãe deve fazer sem apresentar um argumento coerente e convincente. Como é o caso da mamadeira, certamente muitas mães usam a mamadeira por considerar prático, e é claro, a nossa tenologia veio pra isso; mas não vi fundamento de pesquisa, que seja, que confirme o quão "ruim" é dar a mamadeira para @ filh@.

    Ah, e o termo usado atualmente para mamilo é PAPILO :)

    ResponderExcluir