Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012


CÂNCER DE MAMA
NOVOS TRATAMENTOS E DESCOBERTAS





O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, é responsável por mais de seis milhões de mortes a cada ano, o que representa aproximadamente 12% do total de causas de morte em todo o mundo. (GUERRA, 2005). Atualmente no Brasil, o câncer representa a terceira maior causa de morte entre os homens e a segunda entre as mulheres e homens com mais de 40 anos. (FILHO, 2002).
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres e sua incidência vem aumentando com o passar dos anos, junto com o aumento da industrialização e a urbanização. A neoplasia maligna é responsável por cerca de 20% de câncer e por 14% do total de mortes associadas a neoplasias entre as mulheres. (INUMARU, 2011). No Brasil é a neoplasia maligna que mais acomete mulheres. Entre os anos de 1980 e 2000 houve um crescimento na mortalidade para o câncer de mama, passou de 6,14 para 9,64 por 100 mil mulheres, um aumento relativo de 57%, e sua principal causa é que as medidas de controle e rastreamento da doença no país ainda são muito deficientes. Cerca de 60% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, pois a rede de assistência oncológica é insuficiente, inadequada e mal distribuída. Por outro lado, em países como Estados Unidos, Canadá e Dinamarca a incidência da doença vem aumentando, porém, a mortalidade vem diminuindo, graças à detecção precoce. (INCA, 2002; PINHO, 2007; ZANETTI, 2011).
De acordo com diversos estudos, o câncer de mama é considerado uma doença genética complexa, resultando em interações entre fatores como: estilo de vida, hábitos reprodutivos e meio ambiente. (BARROS, ANO; TIEZI, 2009; ZANETTI, 2011). Também consiste em uma enfermidade crônica, caracterizada pelo crescimento celular desordenado, resultante de alterações no código genético.
O uso da técnologia e novas descobertas estão sendo associadas para o diagnótico e tratamento do câncer de mama. Um exemplo dessa associação é o diagnóstico através de um exame de sangue, onde a colonoscopia é substituída por um exame de fezes (HYPE SCIENCE), outros exemplos da medicina moderna é o mapeamento genético. O oncologista Roberto Gomes explica que várias descobertas vêm surgindo nesse campo. Já foram detectados alguns genes que, quando alterados, aumentam as chances de a pessoa vir a ter o câncer de mama. “Esse teste é feito no Espírito Santo e custa em torno de R$ 6 mil. Apesar de muitas vezes o resultado não apresentar alteração, isto não significa que o paciente está livre da doença. Do contrário, se der alterado, a pessoa tem quatro vezes mais chances de ter a doença (GAZETA ONLINE). Este exame é indicado quando há casos na família.
Outro estudo está sendo realizado no laboratório da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP, com a orientação do Prof. Dr. Humberto Miguel Garay Malpartida, onde nos últimos três anos o grupo trabalha na caracterização funcional de uma proteína denominada PANDER (PANcreatic-DERived factor),  componente de uma nova família de citocinas denominada FAM3, nas quais o aumento da expressão correlaciona-se positivamente com o grau de malignidade e a presença de metástase. O conjunto dessas descobertas facilitará futuramente diagnósticos precoces e precisos, tratamentos menos agressivos e eficazes, melhorando assim a qualidade de vida desses pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário