Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012


DIU


O DIU é feito à base de fio de cobre, que destrói os espermatozoides dentro do útero, não permitindo a fecundação. Ele não é apenas um Anticonceptivo de emergência, ele serve também como um método anticoncepcional, pois dura ate 5 anos dentro do útero.  O DIU pode ser destacado pelo benefício da utilização independentemente da atividade sexual, libertando-se das preocupações diárias com a prevenção da gestação, sendo comandado unicamente pela mulher, tornando, portanto, uma opção prática e eficaz. Esses benefícios proporcionam à mulher uma sensação de liberdade e comodidade. Lembrando que o DIU não é recomendado no caso de gravidez confirmada ou em suspeita de gravidez.  Os índices de eficácia do DIU são semelhantes aos das pílulas anticoncepcionais, ou seja, 0,1% de falha. Seus efeitos colaterais mais comuns são o aumento do fluxo menstrual e o aumento das cólicas menstruais. Esses efeitos podem ser controlados com a utilização de medicamentos, sempre sob supervisão médica. Geralmente, após os primeiros três meses de utilização, esses sintomas tendem a se normalizar.  É preciso recordar que uma relação sexual só resulta em gravidez se ela ocorrer no dia da ovulação ou nos cinco dias que a precedem. Este período de fertilidade, de seis dias, varia para cada ciclo e para cada mulher, dada a possibilidade de a ovulação ocorrer tão cedo como no 10° dia do ciclo menstrual, ou tão tardiamente quanto no 23°. Os espermatozoides, por sua vez, precisam esperar entre um e cinco dias no trato genital feminino, até que se produza a ovulação. O DIU interfere na capacitação dos espermatozoides, processo fundamental para a fecundação.  O DIU não oferece qualquer proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Este não é problema exclusivo ou específico do DIU. Todos os demais métodos anticoncepcionais, com exceção dos preservativos masculino e feminino, enfrentam a mesma limitação e também não protegem contra as DST/HIV.  Fazendo um breve resumo podemos, então, dizer que o DIU é um pequeno objeto de plástico, que pode ser recoberto de cobre ou conter hormônio, colocado no interior do útero para evitar a gravidez. O DIU não provoca aborto, porque atua antes da fecundação. O DIU recoberto com cobre age inativando ou matando os espermatozoides. É um método muito eficaz. O modelo de DIU TCu 380 pode durar até dez anos após a sua colocação no útero, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher assim desejar ou se tiver algum problema. Podemos visualizar na figura abaixo como fica o DIU no corpo feminino.






Diafragma

É uma cúpula de borracha com bordas firmes, porém flexíveis, que impede a entrada de espermatozoides no útero. Antes da mulher adquirir o diafragma, ela deve procurar um/a profissional de saúde para verificar qual a medida que ela deve usar, assim como receber uma orientação correta sobre a sua forma de uso.  O diafragma pode ser colocado em qualquer momento antes da relação sexual, ou usado o tempo todo, desde que seja retirado pelo menos uma vez ao dia para lavá-lo. Porém, se ocorrer uma relação sexual, deve esperar no mínimo 6 horas para poder retirá-lo do órgão genital feminino. Sua Eficácia depende da maneira como ele é usado. O índice de falha varia entre 6 a 20%, ou seja, a cada 100 (cem) mulheres que usam o diafragma durante o período de um ano, 6 a 20 mulheres podem engravidar. O diafragma não oferece proteção contra as DST/HIV-Aids, mas, pode proteger a mulher de algumas infecções no colo do útero.  Após o diafragma ser retirado ele deve ser lavado com água e sabão neutro (não usar sabonetes), e depois de enxaguado e secado, deve ser guardado em seu estojo, colocado em lugar seco e não exposto ao calor. Se o diafragma for bem cuidado ele pode durar vários anos. O diafragma pode ser usado em todas as fases de vida da mulher, da adolescência à menopausa e também contribui para que a mulher toque seus órgãos genitais e conheça melhor seu corpo. É util porque não atrapalha a relação sexual, pois, em geral, homens e mulheres não sentem sua presença. Não faz mal à saúde e nem interfere no ciclo menstrual. Protege o colo do útero contra eventuais lesões e infecções durante a relação sexual. Ele pode ser utilizado durante a amamentação, pois não interfere no leite. Não é descartável, possui durabilidade entre 2 e 3 anos quando cuidado adequadamente. O diafragma não possui um custo baixo, comparado a outros métodos (custo/durabilidade/eficácia). O diafragma pode ser usado junto com o preservativo masculino, aumentando assim, a proteção.





Resumindo, então, Diafragma é uma capa flexível de borracha ou silicone e é inserido na vagina para cobrir o colo do útero. É uma barreira que é usada para impedir a entrada de espermatozoides. Vejamos na imagem abaixo como se usa o diafragma.































 









 

























Saiba Mais nos sites: www.adolescencia.org.br e www.redece.org

Um comentário: