Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fórceps






O que é um fórceps?

Parto a fórceps é um procedimento realizado apenas nos últimos momentos do parto, para poupar ambos, mãe e filho. O parto a fórceps acontece via vaginal e, atualmente, é um recurso utilizado apenas em casos de emergência ou de sofrimento fetal. O fórceps é um instrumento que funciona como uma pinça especial, com as extremidades em forma de colher, que é inserida na vagina para apreender, orientar e tracionar de forma adequada a cabeça do bebê, auxiliando sua saída do útero através do canal de parto.
Diferente do que se pensava que o uso de fórceps era sinônimo de trauma e sofrimento, acabou-se. Hoje, esse instrumento cirúrgico tem um papel inverso, aliviando o trabalho do parto e poupando desgastes da mãe e do bebê. E, apesar de não existir uma lei que proíba o uso do fórceps no Brasil, fica a critério dos médicos usá-lo corretamente e também apenas em casos de emergência ou dificuldades no trabalho de parto.

Ao contrário da versão atual, que só traz benefícios, quem metia medo era a antiga, onde o instrumento chamado como "Fórceps alto", era introduzido às escuras na vagina e buscava-se o bebê no útero, provocando sérias lesões, que muitas vezes deixavam graves sequelas, tanto no bebê como na mãe, o uso desse aparelho quando introduzido com muita pressão  sobre a pele pode deixar contusões ou arranhões, ou mesmo pode danificar o tecido adiposo da mãe, parte da cabeça ou face do bebê pode sofrer problemas também, as contusões e arranhões que pode acontecer na mãe quando usado esse aparelho, são observados no 1º ou 2º dia e desaparecerão em uma ou duas semanas.


Relato do parto com Fórceps: Escrito para o Baby Center Brasil.


Quando a ginecologista fez o toque pela manhã, eu estava com dois centímetros de dilatação e ela disse que iria fazer um toque mais "profundo" para ver se ajudava um pouquinho... E ajudou! 
Passei a tarde toda com cólicas e a noite comecei a sentir contrações regulares. Fiquei esperando mais um pouco e lá por volta das 23h estava com contrações de cinco em cinco minutos. Liguei para a médica e ela me mandou ir pra maternidade. Meu Deus, pensei, chegou a hora... Cheguei lá e após o exame, para minha surpresa, estava apenas com três centímetros. Pensei: poxa, a tarde toda pra dilatar só um centímetro? Já comecei pedir a Deus que me ajudasse... 
 Fui internada à meia-noite. Já queriam colocar um soro com indutor, mas eu não deixei, pois dói demais e não queria, sofri muito nos outros partos por conta disso. Falei para a enfermeira que não tinha pressa... Deixa-a vir a hora que quiser. Meu marido concordou comigo e ficou o tempo todo ao meu lado. Passei a madrugada todinha com contrações (suportáveis), não conseguia dormir, de dor um pouco, de ansiedade, de nervoso... A cada contração eu fazia força "lá embaixo" para ajudar e pedia a Deus que nos ajudasse, conversava com ela: venha filhinha, venha conhecer o mundo! 
Às 8h minha ginecologista chegou, fez o toque e... Quatro centímetros! Meu Deus??!?! Só isso?!?!?!. Comecei há ficar um pouco tensa, não queria cesárea e minha médica também não. Ela disse que iria colocar um remédio no colo do útero que iria ajudar na dilatação, pois contrações eu tinha, mas dilatação, não. Remédio colocado (lá pelas 10h), teríamos que aguardar mais duas para que fizesse efeito. Minha agonia ia aumentando e mentalmente só pedia a Deus que me ajudasse e cuidasse de minha pequena. 
Meio-dia, novo exame e... Cinco centímetros! Nossa última alternativa vai ser o rompimento da bolsa..., disse a médica. Primeiro ela liberou meu almoço, pois iria precisar de muita (mas muita mesmo!) energia. Às 14h15min, ela rompeu minha bolsa e aí, aquelas dores que antes eram suportáveis tornaram-se insuportáveis. Agarrava o travesseiro a cada contração e rezava para que o anestesista (esposo da minha médica) chegasse logo... Ele apareceu às 14h30 e já fui levada para o centro obstétrico. Agora sim estava com dilatação total (10 centímetros). Era uma mistura de dor com ansiedade, nervosismo e esperança de conseguir que tudo desse certo... 
 Às 14h45min estava anestesiada. Agora conseguia pensar com mais clareza. E demos início à expulsão. Era prender o ar e empurrar, força, força, força. Isso se repetia a cada contração. Só que com a anestesia não sentia se estava fazendo força, eu perguntava "Estou fazendo certo?" e a médica respondia "Sim, mas preciso de MAIS força". Em um determinado momento, após muitas tentativas, o ar já estava me faltando. Foi-me colocado o oxigênio para ajudar, mas as minhas forças estavam acabando também... 
 A médica pediu para eu fazer muita, mas muita força dessa vez, "estamos quase lá, ou precisarei ajudá-la". Como assim me ajudar? "Com o fórceps", explicou. Naquele momento, por alguns segundos, me senti a maior incompetente do mundo, mas pedi a Deus ajuda e fiz força, a força que veio não sei de onde, porque eu estava exausta, senti uma pressão, como se fosse uma bola saindo de mim e de repente, uma música... Uma música que a tempos esperava ouvir e naquele momento, chorei, chorei muito e minha filha também chorava e essa música me deu o alívio que precisava. Isso aconteceu às 15h18min. 
 Trouxeram minha pequena e a beijei e a admirei, não consegui dizer nada naquele momento, apenas chorava muito e as enfermeiras diziam "É, mamãe guerreira!". 
Depois do parto, a médica me contou que ela estava com uma volta de cordão no pescoço e isso dificultou (mas não impediu) o parto normal, e a anestesia atrapalhou um pouco. Eu a agradeci muito por no momento difícil da decisão do que fazer, ela insistir e acreditar em mim e não partir para uma cesárea que seria bem mais fácil. Alice nasceu linda, com 3,563 kg e 50 centímetros! É perfeita e o fórceps não causou nenhum dano a ela.
 - Por Priscila Pereira. 

8 comentários:

  1. Meu irmão nasceu de fórceps, mas no caso dele houve algumas consequências: teve um derrame no olho e sua clavícula foi quebrada!Também, ele nasceu pesando 5,050Kg!! Não tinha passagem mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha, nasceu de forceps, lor teimosia da médica que nao ouviu meus apelos sobre rico que corria de ter parto normal, então ela teve tocotraumatismo, e asfixia devido sofrimento fetal da induçao do parto, ouvir nosso corpo sabemos agora médicos acreditar em nós só com dinheiro para pagar os honórarios.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nasci de fórceps, e meu ombro não é muito bom, é deslocado e já saiu do lugar quatro vezes, sofri muito quando deslocou ;(
    Hoje provavelmente vou ter que fazer uma cirurgia para corrigi-lo.

    ResponderExcluir
  6. Minha bebe nasceu com a ajuda do forceps fui pro hospital com dilataçao total e a bolsa rompida cheguei la o medico mandou fazer força mais ela entrevou kkkkk
    O medico pediu o forceps tive ela com 35 semanas de 2.800 e 47cm em 10 minutinhos kkk
    Nasceu com o rostinho roxo e uma marca mais assim que tivemos alta sumiu
    Hj ela ta com 4 meses e perfeita

    ResponderExcluir