Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Esterilização Cirúrgica Masculina


"Cada vez mais procurada, a vasectomia hoje já deixa de ser um tabu e passa a ser um método considerado definitivo no controle da natalidade."








Olá pessoal, estamos aqui para falar um pouco sobre esterilização cirúrgica masculina, mais conhecida como vasectomia!

Então vamos lá entender um pouco mais sobre o que é e como é feito o procedimento...

A vasectomia é um procedimento cirúrgico pelo qual um homem pode tornar-se estéril, ou seja, é uma contracepção permanente para homens que não queiram mais ter filhos.
É um procedimento, na maioria das vezes, irreversível e só deve ser realizado a pedido do homem.
A vasectomia é realizada sem a necessidade de internação hospitalar, podendo ser feita no próprio consultório médico e geralmente leva de 15 a 20 minutos.
O médico aplica uma anestesia local em dois lugares na bolsa escrotal, realiza um pequeno corte na pele de cada lado, os ductos deferentes são expostos no lado de fora, onde em seguida de cada um deles é retirado um fragmento, desta forma cada pedaço do ducto remanescente é amarrado com o propósito de não haver uma possível recanalização.
Este procedimento é feito nos dois ductos, um de cada vez. Após esta etapa os ductos são colocados de volta na bolsa escrotal e a pele é fechada por pontos.
O homem poderá ir embora para a casa logo após o término da cirurgia. Pode haver um pouco de dor no local por 3 ou 4 dias após a operação, também pode escorrer um pouco de sangue ou outro líquido pelo corte, a área em volta do corte pode inchar um pouco ou a pele poderá ficar levemente azulada ou escurecida.
O homem poderá voltar a ter relações sexuais tão logo que se sinta à vontade para fazê-lo, o que ocorre, geralmente, após uma semana da cirurgia.

  • O médico pode fazer algumas recomendações ao paciente, tais como: Colocar uma bolsa de gelo no local da cirurgia por 2 horas após o procedimento; permanecer em casa por 2 ou 3 dias; evitar carregar peso por no mínimo 1 semana; usar uma cueca mais justa de modo a conter a bolsa escrotal por 4 ou 6 semanas; tomar um analgésico simples para aliviar a dor no período pós-operatório.
  • Chame o médico imediatamente quando: Uma febre se desenvolver; houver dificuldade em urinar; houver inchaço exagerado nos testículos; quando tiver dúvidas sobre o procedimento ou os seus resultados.


É importante ressaltar que não há mudança na capacidade do homem em conseguir a ereção ou mesmo de desenvolver a atividade sexual após a cirurgia. A única diferença é a ausência de espermatozóides no esperma.
Demora 3 meses para fazer efeito. Entretanto, o homem ou o casal deve utilizar preservativos ou outro método contraceptivo, por 3 meses após a cirurgia, para evitar uma gravidez indesejada. Isso é necessário até que os espermatozóides reservados se esgotem e o teste de contagem (espermograma) seja negativo.
Vale lembrar também que a vasectomia não protege contra as DSTs, inclusive o HIV!!!

O SUS em relação à vasectomia:
Desde junho de 2007, a vasectomia entrou na Política Nacional de Planejamento Familiar, podendo ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)  de maneira programada. Para que isso ocorra o homem fértil tem que ter mais de 25 anos de idade e possuir uma família constituída com dois ou mais filhos e estar de comum acordo com sua companheira.
Em um período de 60 dias antes da operação, o SUS oferece acesso a serviço de regulação da fecundidade e aconselhamento de equipe multidisciplinar para desencorajar a esterilização precoce. Essas reuniões de planejamento familiar são feitas nos próprios postos de saúde e são importantes, já que o SUS não faz a reversão da vasectomia.


Importante:

Se realizou uma vasectomia há mais de 20 anos atrás ou já estava com mais de 40 anos na ocasião da cirurgia, o homem terá um risco maior de desenvolver câncer de testículo ou de próstata.
A Associação Americana de Urologia e a Sociedade Americana de Câncer recomendam que nestes casos haja exames para diagnosticar o câncer. Os exames possíveis incluem o toque da próstata via retal, de ano em ano, e outro exame que dosa no sangue os níveis de um antígeno específico do câncer.





**Para saber sobre Esterilização Cirúrgica Feminina, acesse: http://uspeducasaude.blogspot.com.br/2012/04/esterilizacao-cirurgica-feminina.html


Referência: Planejamento Familiar - Um manual global para profissionais e serviços de saúde








Nenhum comentário:

Postar um comentário