Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dicas de amamentação para mães de primeira viagem.

O bebê chegou! E agora?

Dicas para amamentação

 

                Os primeiros dias que sucedem a chegada de um bebê costumam assustar alguns pais devido às situações que causam um sentimento de despreparo. De começo, qualquer tarefa pode parecer muito difícil, como dar banho, trocar uma fralda, segurar ou fazer o bebê adormecer. No entanto, rapidamente os pais se tornam hábeis e mais seguros.
                 Aconselhamos os pais a pedirem apoio de amigos, familiares e agentes de saúde para evitar e solucionar qualquer tipo de problema referente ao bebê. Nesse post pretendemos esclarecer e orientar os pais a respeito da alimentação do recém nascido.
                Aconselha –se seguir os seguintes passos:
  •  Estar confiante de que é capaz de amamentar o seu filho: A amamentação traz inúmeros benefícios ao bebê, e o corpo da mulher está preparado para cumprir essa função. Não dê água ao bebê! O leite materno é tudo o que ele precisa, já que a sua composição se adapta às suas necessidades. A subida do leite acontece, na maioria das mães, por volta das 48 horas, mas pode acontecer alguns dias mais tarde. Este atraso na subida do leite pode dar-lhe a noção de que não tem leite e a tentação de recorrer a leites artificiais. Evite os biberões (mamadeiras) e procure dar de mamar frequentemente. 
  • Amamentar a pedido, frequentemente, sem horários, sem limitações de tempo (pelo menos 8-10 vezes/dia): Procure ter poucas visitas e descansar adequadamente. Aceite que para isso algumas tarefas não sejam realizadas. Uma boa estratégia consiste em dormir sempre que o bebê o faça, porque para ele não existe diferença entre dia e noite e vai querer mamar a qualquer hora. Procure colocar o berço ao seu lado no quarto, de forma a conseguir confortar e tratar do bebê sem ter que se deslocar.
  • Ser capaz de posicionar o bebê e ajudar a fazer a pega: Se o bebê estiver corretamente posicionado e fizer uma boa pega, não irá haver dor ou traumatismo do mamilo. Contudo, nos primeiros dias é normal haver uma sensibilidade aumentada e talvez até alguma dor que desaparecerá com o decorrer dos dias. Fique em uma posição confortável e relaxada. O bebê deve estar com roupas adequadas, de preferência com braços e pernas livres, com corpo voltado para mãe e cabeça alinhada com o corpo. As mamas devem estar expostas e você deve segurar a mama em forma de “C” (dedo polegar na parte superior e os outros 4 dedos na inferior), com cuidado para deixar a aréola livre e para não fazer forma de tesoura. Estimule o bebê a pegar o seio tocando o mamilo nos cantos do seu lábio inferior, ele por reflexo abre a boca e abaixa a língua, ao pegar a aréola ele acaba sugando reflexamente. Para verificar a boa pega, observar se a aréola foi em grande parte ou, quase toda, abocanhada (Não deixar o bebê pegar só o mamilo, pois machuca), se o queixo do bebê está tocando o seio, se ele mantem a boca aberta, com o lábio inferior voltado para fora. E por fim se a aréola está mais visível acima da boca do que abaixo.


Como saber se o bebê está a extrair leite de forma eficaz?
Poderá ver a mandíbula do bebê para cima e para baixo e ouvirá ruídos de deglutição do leite. O bebê mama de forma rítmica, sendo normal fazer algumas pausas e durante a mamada o ritmo vai diminuindo. Quando acabar de mamar, normalmente, deixa a mama espontaneamente.

De que maneira sei se o leite é suficiente para o bebê?
O bebê parecerá contente e satisfeito após a maior parte das mamadas. Após os primeiros dias de vida fará xixi pelo menos 6 vezes por dia e fará pelo menos duas defecções de fezes amareladas. Não se esqueça que, mesmo se estiver muito motivada, não deve a todo o custo tentar amamentar se o processo estiver correndo mal. Procure ajuda. Ter ajuda não significa incapacidade ou incompetência. É normal, muitas das mulheres necessitam de ajuda nesta fase.

Mais informações:


2 comentários:

  1. Boas as informações! Observar atentamente se a pega está correta é essencial, pois além de machucar os mamilos, a pega errada pode irritar o bebê, já que não consegue mamar, e a mãe se sentir insegura achando que não tem leite e que não consegue amamentar! E se estiver com dificuldades vale a dica: PEÇA AJUDA!
    BJS
    Josi Campos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essas informações, pois de fato muitas mulheres reclamam das dificuldades e dor que passam nas primeiras mamadas. Dicas como essas podem evitar traumas nas mães.
    Narita

    ResponderExcluir