Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

                                          Conhecendo um pouco sobre Medicina Tradicional... 




Sabe-se que a chamada medicina tradicional surgiu antes mesmo do que conhecemos hoje como medicina moderna, e que muitas culturas ainda utilizam desses conjuntos de conhecimentos milenares como uma forma de promover à saúde a seus povos.

Tais conhecimentos percorreram a história e fazem parte dos sistemas de cura de muitas civilizações, são técnicas de prevenção, diagnóstico e tratamentos de doenças físicas, mentais ou sociais, que vieram do povo e aos poucos estão se inserindo nas universidades e formando profissionais qualificados que cada vez mais estão ganhando espaço na sociedade moderna.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma pessoa saudável deve ter equilíbrio em quatro aspectos principais:

- Social: o homem é um ser sociável, somos parte integrante de organizações como a família, o trabalho, a escola. Precisamos de integralização para nosso próprio desenvolvimento mental, físico e social. Um ser que se isola e não se integra com outras pessoas e por isso tem seu desenvolvimento afetado.

- Físico: a saúde física é a primeira a ser buscada, sem saúde não podemos realizar tarefas simples do dia-a-dia, como andar, comer, falar e, o aspecto social também estaria comprometido, afinal, como uma pessoa que não se sente bem fisicamente pode se integrar com outras pessoas?

- Mental: nesse aspecto residem as emoções, os sentimentos que são capazes de alterar a nossa saúde física, quem já não ouviu falar que alguém sofreu um ataque cardíaco depois de sofrer uma forte emoção? Ou ao receber uma notícia triste entrou em depressão? Afetando o aspecto social. Alguns dizem que “somos o que comemos”, mas alguns podem achar que esse ditado deve ser modificado para “Somos o que pensamos e o que sentimos”, porque o que pensamos e o que sentimos interfere intimamente em como vamos nos relacionar com os outros e com nós mesmos.

- Espiritual: este aspecto trata-se da necessidade do ser humano de desenvolver uma crença religiosa de acordo com sua cultura e influências, neste aspecto buscamos respostas para perguntas que nunca conseguiram ser respondidas. A esfera religiosa pode ser um conforto para aqueles que passaram por grandes traumas, como a perda de familiares e amigos ou pode ser alicerce, uma força que vem do divino para aqueles que querem vencer algum tipo de vício, uma forma de manter o otimismo e a esperança.

Para a medicina tradicional quando há desequilíbrio em algum desses aspectos é quando surge a doença e, é exatamente nesse desequilíbrio que as técnicas da medicina tradicional vão trabalhar para que o corpo entre em equilíbrio novamente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário