Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Esterilização Cirúrgica Feminina



Esterilização Cirúrgica Feminina




Olá! Hoje nós falaremos um pouquinho sobre a esterilização feminina, mais conhecida por muitos como “laqueadura”. Muitas pessoas se perguntam o que ela é, quais são os riscos e benefícios e quem pode fazer. Tentaremos responder a todas essas perguntas.



A esterilização cirúrgica feminina, como o próprio nome já diz, é uma cirurgia. Essa pequena cirurgia impede que a mulher tenha filhos e não pode ser revertida. É muito eficaz e praticamente não há chance de falhar. Nela, as tubas uterinas da mulher são bloqueadas de alguma forma: podem ser cortadas, o que é mais comum no Brasil ou pressionadas com grampos ou anéis. Esse bloqueio impede que o óvulo da mulher e o espermatozoide do homem se encontrem e levem a uma gravidez indesejada.



A esterilização tem alguns benefícios: evita gravidez indesejada, dá maior liberdade à mulher por não interferir em suas relações sexuais nem no seu prazer sexual, não tem efeitos sobre o leite materno, não apresenta efeitos colaterais a longo prazo nem riscos à saúde. Porém, apresenta alguns riscos: não protege contra Doenças Sexuais Transmissíveis (DST’s), pode levar ao arrependimento por não ser reversível, há risco de gravidez ectópica (fora do útero), além dos riscos comuns a qualquer cirurgia, como as reações à anestesia.



Legalmente, no Brasil, podem passar pela esterilização as mulheres maiores de 18 anos com pelo menos dois filhos nascidos vivos ou com mais de 25 anos e sem filhos. Para quem já possui filhos (o suficiente para não querer ter mais), não quer ter filhos ou até mesmo possui mais filhos do que o planejado, é uma excelente opção. Também é uma boa opção para aquelas mulheres com má formação no útero ou outros problemas que levam sempre a abortos espontâneos. Mas devemos sempre lembrar que quase sempre é impossível voltar atrás. Por isso, se você deseja fazer essa pequena cirurgia, pense muito bem e decida pelo que for melhor para você e para sua saúde!


Se você deseja saber mais sobre a esterilização cirúrgica, pode consultar esse site: 


http://www.anticoncepcao.org.br/html/manual/corpo/cap12/cap12_pdf.pdf 


Agradecemos sua visita no nosso blog!

2 comentários:

  1. Muito Bom!
    Vcs ressaltaram algo muito importante: deve-se pensar muito bem antes de fazer uma cirurgia como essa... é por isso q na lei, além de advertir para a idade e número de filhos, encontramos o seguinte: "..., desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;"
    Neste período de 60 dias a mulher/casal serão acompanhados por profissionais, incluindo psicólogos, para que este casal tenha certeza da decisão que tomaram e não se arrependam futuramente! Já se foi o tempo em q médicos realizavam esta cirurgia durante uma cesárea, aproveitando a ocasião do corte, sem muitas vezes consultar a mulher...

    Parabéns pelo post meninas ;)

    Natália G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querida :) Que bom que conseguimos o nosso objetivo!

      Alessandra Andrade

      Excluir