Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012


                            Nutrir-se bem para uma amamentação saudável


Hoje vamos falar um pouco sobre a importância da amamentação, e dar dicas de alimentação para as mamães lactantes!

Acho que todos nós ouvimos falar que o  leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido, não é mesmo? Pois é verdade! Além de proporcionar nutrientes da forma mais fácil para digerir e absorver, ele contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita, e também glóbulos brancos e anticorpos, que só existem no leite da mãe, e que o protege de certas infecções e doenças.

Mas além de tudo isso, o ato de amamentar fortalece o vínculo afetivo que também é um fator importantíssimo para o desenvolvimento da relação do filho ou da filha com a mãe. Ao amamentar, a mulher se aproxima do bebê, dando-lhe segurança, calor e afeto, elementos muito importantes para seu desenvolvimento psíquico, e que vai interferir inclusive na forma como aquela criança vai se relacionar com as outras pessoas posteriormente.

É verdade que nos primeiros meses de vida, a criança tende a chorar bastante, e isso gera muitas dúvidas nas mães e pais, principalmente naqueles de primeira viagem.

Um dos grandes problemas da mãe que amamenta é essa preocupação quando a criança chora, e muitas vezes conclui: “Meu leite não está alimentando devidamente”. Atribuir o choro do bebê à insuficiência do leite materno  às vezes pode ser um engano, há outros fatores como por exemplo o calor, frio, fome ou um simples  “está na hora de trocar as fraldas” que pode ser expresso pela criança através do choro. Porém, no período em que estiver amamentando, é muito importante que a mãe se atente para a sua própria alimentação, porque dependendo dos alimentos que ela ingerir, pode afetar sim, na saúde de seu bebê.

O que evitar?

A ingestão da cafeína pela mãe faz com que o leite materno tenha quantidades dessa substância, que pode provocar falta de sono no bebê e deixá-lo irritado. Desta forma, deve-se evitar café, refrigerantes, chocolate (cacau) e alguns tipos de chás como o chá verde e o mate.

As bebidas alcoólicas podem comprometer a produção de leite materno e, além disso, o álcool passa através do leite para o bebê. Nossa orientação é excluir todas as bebidas alcoólicas até o final da lactação.

O fumo também contém substâncias que são transmitidas através do aleitamento para o bebê, e pode prejudicar seriamente sua saúde.

Outra coisa é que durante a amamentação, muitas mulheres reclamam do desconforto causado por gases. Por isso, nesse período, a recomendação é evitar alimentos ricos em enxofre, pois eles estimulam a produção de gases. Evite feijões, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, rabanete, e repolho.

O leite e seus derivados também são alimentos que se deve prestar muita atenção, pois eles podem causar reações alérgicas no bebê, principalmente se na família já houver algum histórico de alergia à laticínios. E para saber disso, é necessário prestar atenção nas reações da criança, e os sintomas que ela pode apresentar caso tenha algum tipo de alergia, vão desde diarreia, irritações de pele, desconforto e gases, à coriza (nariz a escorrer), tosse, congestão nasal.

Alimentos que estimulam a lactação:

Aqui vão algumas dicas de alimentos saudáveis e bons para as lactantes!

Cereais
• Arroz integral, aveia, canjica, castanhas, milho e derivados, nozes e trigo integral.

Hortaliças
• Beterraba, cenoura e espinafre.

Frutas
• Amendoim, banana, coco, figo, maçã, mamão, jaca, pêra e uva.

Plantas
Beldroega • Usá-la na alimentação na forma de saladas cruas, ou refogada.
Erva-doce (Funcho) • Chá das sementes (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.
Hortelã • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.


Bom, por enquanto é isso!

Para uma boa amamentação é necessário uma boa alimentação, então, priorize sempre os alimentos frescos, e em sua forma mais natural possível!




Um comentário:

  1. Muito legal!
    As dicas do que comer ou não são legais, mas acho que não podemos generalizar... Estas dicas são precisosas, mas também sugiro que cada mulher se observe, observe o que ingere ao se aliemntar e se está provocando alguma reação no bebê!
    Bjus
    Josi Campos

    ResponderExcluir