Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Algumas doenças que costumam atingir as crianças até os 3 anos


Algumas doenças que costumam atingir as crianças até os 3 anos



Papais e mamães de plantão! Certamente você já ficou preocupado(a), aflito(a) e sem dormir, porque seu filhote estava doente!
Muitas doenças costumam afetar as crianças, e a ocorrência destas podem variar de acordo com as épocas do ano, ambientes que as crianças frequentam (creches e escolas), hábitos alimentares e de higiene, calendário de vacinação, idade e etc.
É importante lembrar que NUNCA se deve medicar a criança sem orientação do pediatra. As informações abaixo tem o único objetivo de informar, NUNCA de prescrever!!! Caso a criança apresente sinais de enfermidade, procure um médico.
Meningite - indica processo inflamatório e/ou infeccioso das membranas que envolvem o cérebro. Constituem-se numa doença infectocontagiosa com alta prevalência na faixa etária pediátrica, principalmente crianças na faixa etária de menor responsividade imunológica (recém-nascidos e menores de 2 anos), acarretando perdas motoras, neurossensoriais e suas consequências (surdez, retardamento mental, paralisia motora, etc.), além de alta mortalidade. No recém-nascido e no lactente, pela imaturidade do sistema nervoso, os sinais são pouco característicos, tornando o diagnóstico mais difícil, sendo preciso observar sinais de alarme: febre alta ou hipotermia, apatia, recusa alimentar, vômitos seguidos, sem relação com a alimentação ou náuseas; alterações no ritmo respiratório, fontanela (moleira) abaulada e tensa, convulsões.
DIABETES - doença crônica caracterizada pelo aumento excessivo e prejudicial das taxas de açúcar no sangue. Em crianças, o tipo de diabete mais comum é o 1, enquanto nos adultos, especialmente após os 40 anos, é o tipo 2. A diabete tipo 1 é uma doença autoimune que leva o corpo a atacar as células produtoras de insulina no pâncreas. Converse com o pediatra se seu filho apresentar um ou mais dos sintomas descritos abaixo: sede excessiva, fadiga e irritabilidade, aumento inesperado do apetite, perda repentina de peso,  hálito adocicado, com odor de fruta ou semelhante a vinhos.
CAXUMBA - É uma doença provocada por vírus que acomete as glândulas salivares e parótidas. Os sintomas são: febre baixa, dor muscular, dor de cabeça (como uma gripe), aumento das parótidas (abaixo da orelha), dor para ingerir alimentos ácidos ou muito doces. Como complicação pode haver o acometimento dos testículos e, eventualmente do cérebro, causando meningoencefalite.
CATAPORA - caracterizada por febre baixa, mal estar e falta de apetite, antes de aparecer o exantema (manchas pelo corpo – bolinhas vermelhas), também há acometimento das mucosas, formando aftas que dificultam a alimentação.
SARAMPO - É uma doença causada por vírus, acometendo predominantemente crianças de 2 a 5 anos. Atualmente é bastante rara no nosso meio. Alguns sintomas: vermelhidão na boca, conjuntivite, coriza, tosse e febre moderada, manchas pelo corpo (pescoço, face, corpo, braços e pernas).
RUBÉOLA - O vírus da Rubéola produz um quadro geralmente leve em crianças. Inicia-se com febre baixa acompanhada de exantema (manchas pelo corpo) leve de distribuição generalizada e que se espalha rapidamente, geralmente a garganta está inflamada. O maior perigo é adquirir o vírus durante os três primeiro meses de gravidez, quando vírus pode provocar malformações no feto; portanto, uma criança com rubéola deve ser afastada de qualquer mulher que esteja ou posa estar grávida. 
                AMIGDALITE - É a infecção das amígdalas causada por bactérias ou vírus. Formadas por tecido esponjoso, estas estruturas estão localizadas nos dois lados da garganta. Seu papel é produzir anticorpos para impedir que infecções da garganta, boca e seios da face se espalhem para o corpo. Sintomas: Dor, febre, inchaço ao lado do pescoço e da mandíbula, dificuldade para engolir, calafrios, dor de cabeça e muscular, mau hálito.
 BRONQUITE - É uma reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões. Catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento, há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre.  A doença pode progredir para uma pneumonia.
VIROSE – No verão, além da desidratação, a incidência de doenças gastrintestinais é muito frequente, uma vez que aumenta a quantidade de vírus causadores de diarreias, como também pela contaminação de comidas e bebidas por bactérias e vírus. Os principais sintomas de virose são febre, dor de cabeça, diarreia, vômito constante e, em alguns casos, dores abdominais.
O calendário de vacinação básica da criança oferecida pelo SUS previne algumas dessas doenças. Por esse e outros motivos é importante estar com a vacinação do seu filho em dia.
- Para ver o calendário de vacinação: 
Outra medida importante que ajuda na prevenção de doenças mais graves é o teste do pezinho. Chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. A coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê. O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de até quatro doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística). Mas nem todos os Estados brasileiros realizam os quatro testes.
- Para saber mais sobre o Teste do Pezinho: http://guiadobebe.uol.com.br/teste-do-pezinho/
Converse sempre com o Pediatra do seu filho, tire suas dúvidas e saiba mais sobre os “riscos” que seu filho(a) está exposto. Não se esqueça que acidentes, principalmente os domésticos, também costumam ocorrer nessa faixa etária... Fique atento(a) !!!

Para saber mais sobre essas e outras doenças:

2 comentários:

  1. Muito interessante...

    Como vocês apontaram, nestes três primeiros anos de vida as crinaças costumam ficar doentes, já que o sistema imunológico está se formando e elas estão em contato permanente com este novo mundo, experimentando: engatinham, levam os objtos a boca, enfim, entram em contato com os microrganismos do seu meio.
    Outro ponto importante que vivenciei como professora de educação infantil, em especial, no berçário, é o desespero das mães no início, na fase de adaptação da criança na escola. Porquê? Porque as crianças ficam muito doentes neste período... Mesmo precisando muito deixá-las na escola a vontade delas é de tirar a criança da mesma. Aí, explicamos que não é preciso e nem precisa se desesperar, pois é um comportamento normal das crianças nesta fase. Não só a família e o bebê estão em adaptação emocional. O corpo deste também precisa se adaptar. É um novo meio, um novo espaço, nova alimentação, novos contatos físicos com outras crianças, novos brinquedos compartilhados para serem levados a boca, e novos "bixinhos" para conhecer! Faz parte do processo de adaptação do seu sistema imunológico! Aí,elas ficam mais tranquilas e veem que de fato, com o tempo, normalmente uns 3 meses, tudo volta ao normal!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de me indentificar!
    Bjs
    Josi Campos

    ResponderExcluir