Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cuidando do Coto Umbilical


Coto umbilical



Quando um bebê nasce, é uma alegria geral em toda a família. Após esperar nove meses, ver seu rostinho, ver qual será a cor dos seus olhos, contar todos os dedinhos é a maior vontade não só de sua mãe, mas de toda a sua família.

E com a mesma frequência que vem esta vontade, vêm também as maiores dúvidas. Hoje falaremos sobre uma grande dúvida das mães quando seu bebê é recém-nascido: como cuidar do coto umbilical do bebê.


O cordão umbilical é o contato da mãe com o bebê quando ele ainda está na barriga dela. É por ele que o bebê recebe oxigênio e todos os nutrientes para que ele cresça e fique forte e lindo! Mas quando ele nasce, o cordão umbilical perde a sua função, tendo que ser cortado após o parto. É aí que surge a dúvida das novas mães: como cuidar, o que usar ou não e até quando o vestígio dele ficará no umbigo do bebê.


Algumas pessoas têm o costume de colocar uma moeda sobre a região do coto umbilical para que o umbiguinho do bebê fique mais bonito. Mas lembre-se sempre: isso pode causar infecções, pois a moeda não é limpa. A melhor forma de cuidar do umbiguinho do bebê e deixá-lo bonito é limpá-lo bem, como explicaremos a seguir.


Em primeiro lugar, devemos lembrar que não é preciso sentir medo de machucar o bebê na hora de higienizar o coto umbilical, pois o cordão umbilical não faz parte do corpinho do bebê e não dói. Dentro de 7 a 15 dias, o coto cairá e o umbiguinho logo estará completamente cicatrizado.


Ao longo do processo, é importante manter o local sempre bem limpo. Para isso, pode-se utilizar o álcool a 70% com um chumaço ou haste de algodão. A limpeza do coto umbilical pode incomodar o bebê por causa da baixa temperatura do álcool, mas é necessária para que não ocorram infecções no seu corpinho. Tente manter o coto sempre limpo e seco para que ele cicatrize e caia mais rápido. Caso a região apresente muita secreção, sangramento ou inchaço, procure seu pediatra para que ele te oriente sobre como cuidar do umbiguinho que provavelmente infeccionou. Quanto ao banho, não se preocupe, pois o coto umbilical pode ser lavado normalmente como qualquer outra parte do corpinho do bebê.


Seguindo essas dicas, é só aguardar com tranquilidade: o coto cairá e seu bebê logo terá um umbiguinho bem cuidado e saudável!
Se você deseja saber mais, pode visitar esses dois sites:


Agradecemos sua visita!


Um comentário:

  1. Vejo que a maioria das mães realmente têm medo de cuidar do umbigo do bebê e às vezes acabam não limpando para não machucar o filho. O interessante é lembrar que a cicatrização depende inclusive da limpeza que o coto recebe, nada mais; não é necessário nem dar uma "puxadinha" para ajudar a cair mai rápido, pois isso ocorrerá naturalmente. Minha mãe guarda o meu "umbigo" até hoje rs é engraçado ver que mesmo depois de 20 anos ela continua cuidando do meu coto!

    Bruna Almeida
    Obstetrícia - USP

    ResponderExcluir