Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Massoterapia e gestação:



             A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, realizada com cuidados especiais, enfatizando os problemas da gestante, como alívio das dores lombares, musculares, fadiga, cefaléia, diminuição do inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sangüínea e linfática, pratica que tambem tem como ferramenta de aprimoramento entre as relações entre gestante e seu parceiro, preparando ainda a grávida pra o parto e o pós-parto.

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ
Alguns dos concretos benefícios da massagem na gravidez são:
  •  Facilita o processo psicológico da gestação, por fortalecer o trabalho do coração, aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistema nervoso simpático.

  •  Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos eretores da espinha).

  • Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada, fraqueza muscular e desequilíbrio.

  • Provê suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhas nesta etapa).

  • Desenvolve a consciência sensorial necessária para o processo do parto cinestesicamente (após o parto, a musculatura das costas, o abdômen e o assoalho pélvico devem relaxar para permitir que o útero trabalhe sem resistência).

          Vários artigos tem mostrado os benefícios da massagem no período gestacional. Alguns deles citam apenas a massagem como técnica para relaxamento da gestante e como forma de diminuir a ansiedade sobre as dores do parto ou qualquer outro medo que a mulher possa ter sobre esse assunto. Outros mostram a efetividade da massagem como redução de certos “problemas” advindos com o parto, como a necessidade de se usar instrumentos auxiliares do parto, como fórceps, ou de se fazer uma episiotomia. 

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ
        Nas complicações da gravidez a massagem tem contra-indicação. Portanto não deve ser feita em problemas como: anormalidades da placenta, útero e cérvix; distúrbios do suprimento de sangue para o feto (aumento da pressão arterial, múltiplos fetos).
     A massagem não prejudica o feto nem perturba os processos naturais. Entretanto, nos primeiros 3 meses de gravidez é melhor evitar qualquer complicação, sendo contra-indicada a massagem na área abdominal neste período. Também é contra-indicada nesse local enquanto ocorrerem enjôos matinais ou vômitos.
        Massagem abdominal, nos 6 meses finais da gestação, deve ser feita com movimentos muito superficiais para aplicar cremes ou loções.
       A aplicação da massagem não deve causar dor a gestante. A melhor posição para a gestante é sentada ou deitada de lado (com almofadas para evitar que a gestante role sobre o abdômen).

TÉCNICAS DE MASSAGEM:
Automassagem

       A gestante deve procurar sentir-se confortável, em pé ou sentada. Usar um creme, gel ou óleo de massagem: O óleo de amêndoas, por exemplo é um excelente hidratante e não oferece risco para o bebê. A gestante deve relaxar e sentir seu corpo como um todo, procurando regiões tensas e áreas de desconforto. Deve procurar soltá-las, relaxando, tranqüilizando a respiração, alongando e fazendo movimentos circulares com as articulações dos braços e pernas. Na região dos seios os movimentos são suaves e circulares, utilizando-se ambas as mãos. Cada seio é massageado separadamente e logo após, uma das mãos faz um "oito" deitado de modo a harmonizá-los. A área do abdômen merece especial atenção, pois ao longo dos 9 meses a pele irá alongar-se bastante. Sempre com suavidade, fazer movimentos circulares no sentido horário, seguidos de deslizamentos laterais. As mãos partem do baixo-ventre em direção ao umbigo.

Massagem para dor lombar e dor ciática

      Essas dores ocorrem por tensão dos músculos lombares inferiores. Deve ser feita massagem nas costas com a gestante de lado. Fazer deslizamento com os dedos ou palma da mão, em cada lado da coluna, da área torácica para baixo até o sacro. Também fazer massagem da coluna nas mesmas áreas com o polegar para liberar mais os músculos paraverterbrais.

Massagem no parto

A massagem no parto é utilizada para aliviar a dor e também como forma de cuidar, de apoio não verbal e de comunicação com a gestante. Em geral, obtém-se melhora da dor. Não foram feitos estudos controlados para identificar os mecanismos exatos pelos quais a massagem controla a dor.

Massagem nas costas

      O local, a profundidade e a técnica variam de acordo com as necessidades da gestante. O posicionamento da gestante deve ser bem apoiado e vantajoso. Um dos problemas graves da gestante durante o parto é a dor nas costas. Ocorre na região lombossacra e aumenta durante o decorrer do parto.
      A técnica a ser empregada é a massagem estacionária, lenta, profunda, com suave movimento giratório, na região dolorosa por um longo período de tempo. As mãos devem ficar relaxadas e moldadas à parte do corpo. Pressão desigual, principalmente com a parte posterior da mão, com os braços estendidos não deve ser usada. A ação vigorosa pode aumentar a dor. Geralmente é útil. O uso das duas mãos com punhos pouco fletidos sobre as articulações sacroiliaca pode ser necessária quando a dor se tornar mais grave. Uma variação é o uso de bolas de tênis quando as mãos são pequenas ou ficam cansadas.
Considerações: Muitas medidas podem ser tomadas para tentar aliviar os desconfrotos tipicos das adaptações do estado gestacional, entre elas a massagem.
Como foi visto, a massagem traz inúmeros benefícios para a grávida, tanto físicos, quanto psicológicos.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BECK-GALLAGHER, Krista. Massage in pregnancy. Disponível em <http://www.suite101.com/article.cfm/pregnancy_and_childbirth/3549>. Datado de 1997. Acesso em 7/9/2001. 
BISCONTI, Iverly M. Automassagem na Gravidez. Disponível em <http://www.clubedobebe.com.br/Palavra dos Especialistas/tc-08-00.htm> Datado de 08/2000. Acesso em 7/9/2001.
BRAND-JAMES, Mary. Massage for the childbearing year. Disponível em <http://www.yoga.com/raw/massage/info/chilbearing.htm>. Acesso em 7/9/2001.
CASSAR, Mario-Paul. Manual de massagem terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.
POLDEN, M; MANTLE, J. Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. São Paulo: Manole, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário