Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Câncer de Colo de Útero e a Gravidez


                                             
                                Câncer de Colo de Útero e a Gravidez

O câncer de colo de útero, também chamado de cervical, é o câncer que se forma no colo do útero. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas. É o segundo tumor mais maligno frequente na população feminina, sendo superado apenas pelo câncer de mama. Correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os cânceres.

O que é o colo do útero?
O colo é a parte inferior do útero que o conecta à vagina. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer.
Add caption
 O que se sente quando se tem o câncer de colo de útero?
O quadro clínico pode variar, desde ausência de sintomas, mais comum na sua fase inicial, quando o tumor é detectado no exame ginecológico periódico, até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor forte e dor abdominal.

Como é feito o diagnóstico?
A coleta periódica do exame pré-câncer ou Papanicolau, possibilita o diagnóstico precoce. Além deste, é realizado o Teste de Schiller (coloca-se no colo do útero uma solução iodada) para detectar áreas não coradas, suspeitas. A colposcopia (exame em que se visualiza o colo do útero com lente de aumento de 10 vezes ou mais) auxilia na avaliação de lesões suspeitas ao exame rotineiro, e permite a realização de biópsia dirigida (coleta de pequena porção de colo do útero), fundamental para o diagnóstico de câncer.   
      
O que é o Papanicolau?
O exame de Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo de útero" é o teste mais comum e mais aceito para ser utilizado para detecção precoce do câncer de colo do útero. Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. Toda mulher deve fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos. Este exame deve ser feito anualmente.


Como se trata o câncer?
O tratamento das pacientes portadoras desse câncer baseia-se na cirurgia, na radioterapia e ou na quimioterapia. O tratamento a ser realizado depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão.                                                                                                                             O tratamento cirúrgico consiste na retirada do útero, porção superior da vagina e linfonodos pélvicos. Os ovários podem ser preservados nas pacientes jovens, dependendo da extensão do tumor. O tratamento radioterápico pode ser efetuado como tratamento exclusivo, pode ser feito associado à cirurgia (precedendo-a), ou quando a cirurgia é contra-indicada.

É possível preveni-lo?
Sim, é um tumor que pode ser previnido, uma vez que sua progressão é relativamente lenta e o exame preventivo permite dectar de forma eficiente as lesões percursoras. Sua realização periódica permite reduzir 70% da mortalidade por Câncer de Colo de Útero.

Fatores de risco mais conhecidos para o Câncer de Colo de Útero:

Vários são os fatores de risco identificados para o Câncer de Colo Uterino, como início precoce da atividade sexual, pluralidade de parceiros, falta de hábito de higiene, fumo, uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos mostram ainda a associação do câncer com o papilomavírus humano (HPV).









Qual a diferença existente entre o Câncer de Útero e o Câncer de Colo de Útero?
O Câncer de Útero surge no corpo uterino, enquanto que o Câncer de Colo de Útero surge exclusivamente no colo do útero. A principal diferença na prática é que o colo uterino é a parte do útero que é possível ser vista no exame ginecológico. O Câncer do Útero surge no corpo uterino em uma porção interna do órgão, portanto, ela não pode ser visualizada no exame ginecológico. O Papanicolaou não costuma detectar de maneira eficaz o Câncer do Útero, pois ele é colhido apenas no colo e não no corpo do útero.

O Câncer e a Gravidez:

MULHERES JÁ PODEM TRATAR CÂNCER DURANTE A GRAVIDEZ.

Grávidas com o Câncer de Colo Uterino já podem tratar a doença sem precisar interromper a gestação. As sessões de quimioterapia feitas ainda no pré-natal não prejudicam o bebê, que nasce saudável. A radioterapia tem contra-indicação absoluta. Pode provocar aborto, defeito na formação dos órgãos e atrapalhar o desenvolvimento do cérebro e do coração do bebê.                                                                               Já a quimioterapia, em gestantes tem de obedecer a regras próprias quanto ao início e ao fim do tratamento. A primeira sessão só pode ser feita a partir da 15ª semana, período de formação dos órgãos do feto. Com os órgãos já prontos, há menos chance de o bebê ter algum efeito colateral.                                                                                                Dentro da barriga da mãe, o bebê é protegido tanto pela placenta como por órgãos maternos, como fígado e rins, que ajudam a depurar a droga. Mesmo assim, a última sessão de quimioterapia tem de acontecer entre quatro e seis semanas antes do parto para que o organismo fetal seja desintoxicado de qualquer resíduo quimioterápico.                                                                                                                                    “No passado, achava-se que era preciso sacrificar o nenê para ter sucesso no tratamento do câncer, mas isso não é mais verdade. Essa visão de que a quimioterapia é proibida na gravidez caiu por terra. Hoje, a maior parte dos cânceres é tratada no pré-natal, e muitos deles com quimioterapia.” Afirma o ginecologista e obstetra Wagner Gonçalves.                                                                                                              Entre os tumores ginecológicos, o câncer de colo de útero é o mais comum em mulheres grávidas, de acordo com o ginecologista e obstetra Pedro Luiz Lacordia. O dado tem a ver com a idade: esse tipo de câncer atinge geralmente jovens, ainda em idade fértil.                                                                                                         Após o tratamento, a mulher tem de fazer a chamada menopausa química e ficar, no mínimo, dois anos sem ovular. Voltando a ovulação, e dependendo do tipo de câncer e do tratamento utilizado, ela pode ou não engravidar. Se foi feita radioterapia no útero, por exemplo, o órgão não pode mais suportar uma gravidez.


Referências Bibliográficas:







7 comentários:

  1. tenho pré-cancer no colo do utero e estou gestante,posso ter um parto normal?o bb corre algum risco de contaminação? qual as chances de cura durante a gestação?

    ResponderExcluir
  2. Eu poco ter câncer de útero ou do colo do útero com 23 anos

    ResponderExcluir
  3. eu tenho pré-câncer de útero segundo alguns médicos estado avançado o que não seria mais pré, outros fala que esta no começo. mais na verdade eu sei o quanto esta doendo e o sangramento , o escorrimento , o odor forte tem mim incomodado. tenho histórico na família. mais acho que o meu foi transmitida por meu ex-marido ele teve relação com outras mulheres fora do casamento sei que antes ele não tinhamos nada pq fizemos os exames nupcial. mais um ano e meio depois eu engravidei e acabei perdendo o bebe fiz uma serie de exames foi detectado uma quantidade grande de liquido no meu útero segundo o médio especialista uma DST depois fiz outros exames e deu que eu tinha o vírus HPV quando fiz mais exames para a profundar e fazer o tratamento veio o diagnostico que os médicos não sabia como mim dar eu tinha câncer de útero corro o risco de não poder ser mais, denovo.. desculpa não foi uma pergunta so queria desabafar. desculpa mesmo e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento pela sua história, oque você passou não foi fácil. Sinta-se a vontade para desabafar sempre que quiser. Eu fiz uma biópsia do colo do útero e estou aguardando o resultado, estou com muito medo, tenho 26 anos e ainda não tenho filhos, porém pretendia ter, agora nem sei mais se poderei. Caso queira conversar só me chamar imbox pelo face ( Cleissi Regina). Boa sorte pra nós! Te desejo melhoras e força!

      Excluir
  4. estou com hpv e vou fazer o papanicolau estou receosa e com medo deu ter cancer de colo do utero ou cancer de utero !

    ResponderExcluir
  5. Estou com corrimemto i dores...vou fazer o exame ja choreii de tanto medo de ter cancer no utero io pior de ñ poder engravidar😢😢😢

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos, sou Ana Clara de São Paulo, nunca acreditei no feitiço até encontrar um homem chamado Dr.ebosele, que me ajudou a lançar um feitiço que traz de volta meu ex-amante que me deixou por um ano antes do nosso casamento, His feitiços funciona além da minha imaginação e hoje estou felizmente casado com um filho e eu e meu [ex-amante] agora marido estão muito felizes mais do que nunca, o que mais eu posso dizer em vez de dizer, obrigado Dr.ebosele por estar lá por Eu, entre em contato com ele agora, no número de detalhes da Whatsapp +2348147461232 ou envie um e-mail para dreboselesolutioncenter@hotmail.com, ele também pode ajudá-lo nos seguintes detalhes


    (1) Spell para proteção contra perigo
    (2) Spell para sonhos ruins.
    (3) Feitiço para amor do mesmo sexo
    (4) Feitiço para cura
    (5) Espetáculo para invisibilidade
    (6) Espetáculo para proteger suas riquezas e fama
    (7) Ervas para câncer
    (8) Feitiço para amor e relacionamento fortes
    (9) Ervas para fibróide
    (10 Ervas para vírus herpes simple ou qualquer outra doença
    (11) feitiço para a beleza
    (12 ervas para vih

    ResponderExcluir